OMS decreta fim da emergência de Covid-19, após quase 7 milhões de mortes pela doença

Emergência de saúde da Covid-19 foi declarada há mais de três anos – Foto: Reprodução

A Covid-19 não representa mais uma emergência de saúde global, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5), um grande passo para o fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas, paralisou a economia global e devastou comunidades.

O comitê de emergência da OMS declarou pela primeira vez que a Covid-19 representava seu nível mais alto de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020. O status ajuda a concentrar a atenção internacional na ameaça à saúde, além de reforçar a colaboração em vacinas e tratamentos.

Retirar a declaração é um sinal do progresso que o mundo fez nessas áreas, mas a Covid-19 veio para ficar, disse a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência.

Pelas regras da OMS, não existe uma declaração oficial do fim da pandemia. Assim como a Aids, a Covid-19 continuará a ter o status de pandemia. O regulamento sanitário criado pelos governos há quase 20 anos apenas permite que os cientistas anunciem o início de uma emergência global ou seu ponto final.

A taxa de mortalidade diminuiu de um pico de mais de 100.000 pessoas por semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.

Portal 98 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.