Empreendedor potiguar desenvolve startup voltada à transformação social de diaristas

Iniciativa; que também opera na Paraíba, em Pernambuco e São Paulo; promove a valorização do empreendedorismo feminino

A ideia surgiu em 2019 e definiu os rumos profissionais do engenheiro químico Lucas Mateus Dantas Maia, natural de Natal. O objetivo era criar um aplicativo que pudesse viabilizar a prestação de serviços e promover a transformação social de diaristas. A startup oferece um ambiente de capacitação, qualificação e fonte de renda para as mulheres cadastradas no aplicativo, denominadas como ‘Embaixadoras do Bem-estar’.

Lucas concluiu Engenharia Química na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2017, e durante o curso aproveitou as oportunidades. “Fui muito curioso, participei de tudo que me ofereciam, como: laboratórios, chão de fábrica com estágio, intercâmbio e Empresa Júnior. Neste último, comecei a adquirir a aptidão por empreender. Em 2018, lançamos o primeiro protótipo da nossa empresa, mas a operação iniciou-se mesmo em janeiro de 2019”, lembra.

Atualmente, a startup possui cerca de 170 diaristas vinculadas ao aplicativo desenvolvido por Lucas em parceria com o sócio e amigo de faculdade André Jales Henriques da Costa. A ideia inicial, inclusive, nasceu na casa do pai de André, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. “Precisávamos de um encanador para consertar o chuveiro. Como não conhecíamos ninguém na cidade tivemos dificuldade de encontrar um profissional seguro e confiável. A partir disso, comecei a pensar em como as pessoas resolviam essa questão em Natal”, disse Lucas.

Eles optaram pelo serviço de faxina porque perceberam que havia mais recorrência. “Imagina chegar em casa e ver louça pra lavar, casa pra arrumar? A sensação é completamente diferente quando depois de um dia cansativo e corrido, você só precisa tomar banho e deitar na sua cama arrumada, com a casa limpa”, destacou.

O objetivo dos sócios era beneficiar de forma justa e segura os dois lados desta prestação de serviço. Todas as profissionais na plataforma da Tidmo garantem acesso a informação, tecnologia, cursos EAD e toda infraestrutura necessária para profissionalizarem seus serviços. Outros pontos importantes que trazem profissionalização e valorização são: padronização dos serviços, precificação justa e autonomia para escolher o dia e horário de trabalho.

A plataforma digital da empresa permite que as prestadoras de serviço realizem o cadastro e acessem as oportunidades de trabalho. Após aprovadas, ficam disponíveis para os agendamentos das faxinas (com ou sem produtos de limpeza inclusos) e serviços de passar roupas, por exemplo.

Em Natal

Na capital do Rio Grande do Norte, a empresa possui pontos de apoio para as “Embaixadoras”, num coworking e no Sebrae, que oferece todo o suporte para essa relação. “Nesses espaços fazemos, também, a entrega de fardamentos e de produtos de limpeza”, disse Lucas. Segundo ele, há uma relação muito estreita entre a empresa e o Sebrae. “Por quatro anos consecutivos, conquistamos o edital de aceleração do Sebrae como uma das empresas de impacto social no Rio Grande do Norte”, comentou.

Tidmo

O nome Tidmo vem da junção de duas palavras em inglês: Tidy (limpo ou arrumado) e Mood (bem-estar, humor, paz de espírito). “Isso está alinhado com uma de nossas propostas de valor, que é proporcionar, por meio de um ambiente limpo e organizado, uma experiência única de bem-estar físico e mental”, explicou Lucas.

A plataforma surgiu e se estabeleceu em Natal, mas vem ganhando outros espaços, a exemplos de João Pessoa (PB), Recife (PE) e São Paulo (SP): “A Tidmo vem crescendo mês a mês em todos as 4 grandes regiões metropolitanas em que atua. A perspectiva é que estejamos em outras 12 capitais até o final de 2025”, disse o empreendedor potiguar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.