Prefeitura de Parnamirim desenvolve sistema de monitoramento para lagoas de captação

A Prefeitura de Parnamirim, por meio do Grupo de Ciência e Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), desenvolveu um sistema capaz de monitorar em tempo real o nível das lagoas de captação do município. O GCTI é o setor responsável por pensar de forma estratégica para facilitar a atuação dos demais órgãos públicos através de soluções mais eficazes.

De acordo com o assessor de Tecnologia da Informação do GCTI, Afrânio Alex, atualmente o sistema está em fase de teste em 3 lagoas de captação, duas em Emaús e outra em Jardim Planalto (Aderbal). A equipe da Prefeitura de Parnamirim está na fase final de implantação do sistema em fase de teste. Com as câmeras de monitoramento e toda a estrutura funcionando, é possível alinhar com a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), que é responsável pelo gerenciamento das lagoas de captação, qual o nível de atenção para cada lagoa.

Quando a água recebida pelos reservatórios chega no nível indicado previamente, o sistema emite um alerta ao Centro de Operações Integradas (COI), que deixa cientes os gestores sobre a situação de atenção e proporciona a possibilidade de uma resposta mais rápida e efetiva, evitando transtornos à população, como o transbordamento das lagoas.

O desenvolvimento do sistema de monitoramento é mais uma ação estratégica do GCTI para o bem da população parnamirinense. O gestor, Rafael Buriti, disse que o órgão estuda a possibilidade de interligar o sistema de acompanhamento direto às bombas de sucção das lagoas. Dessa forma, ao ser atingido o limite de atenção de uma das lagoas, a bomba de sucção seria acionada automaticamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.