Saúde do Estado entra em greve nesta terça-feira (11)


Foto: Magnus Nascimento

Além dos professores, em greve há mais de 1 mês, os profissionais da saúde do RN começam mais uma paralisação nesta manhã (11) em frente ao Walfredo Gurgel, segundo o Sindsaúde, representante do segmento.

A decisão foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral dos Trabalhadores no ultimo dia 29. Ainda hoje será aprovado um calendário para os próximos atos envolvendo a categoria. Com a paralisação, todos os hospitais do Estado devem ser afetados. Além de trabalhadores da enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais que compõem o segmento devem aderir a greve, tanto na capital, quanto no interior do RN.

Estão entre as reivindicações, a campanha salarial de 2023, bem como a revisão da Lei de produtividade, perdas salariais para ativos e aposentados, além do pagamento de plantões dentro do mês trabalhado. A lista apresentada pelo sindicato conta com cerca de 19 itens, de acordo com a diretoria. Pagamento do piso salarial da enfermagem e dos técnicos em radiologia também entram na discussão.

De acordo com uma das diretoras do sindicato, Rosália Fernandes, uma das reivindicações é a convocação dos profissionais aprovados em concurso estadual feito em 2018 e que até agora não foram chamados, enquanto outros profissionais com cadastros temporários continuam se renovando em seus postos.

O ato acontece no mesmo dia em que professores do Estado fazem caminhada até a Governadoria em cobrança pelo aumento salarial da classe. De acordo com o Sindsaúde, a decisão “vem como uma resposta ao governo Fátima Bezerra (PT) que segue sem apresentar soluções para muitos pontos da pauta dos trabalhadores (as) e desde o ano passado não cumpre sequer o que está previsto na lei do Plano de Cargos”.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.