5 de abril de 2023

Política de preços da Petrobras é pivô de desgaste entre Lula e Jean Paul Prates

Foto: Ricardo Stukert

O episódio de disse-me-disse protagonizado nesta quarta-feira (5) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que, após anunciar mudanças na política de preços da Petrobras, foi questionado pela própria companhia, é somente um sintoma do mal-estar na relação entre o Palácio do Planalto e o comando da petroleira.

Quatro fontes diferentes relataram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está impaciente com o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, pela demora na definição de uma nova política de preços para a companhia.

A nova regra deve abandonar de vez o Preço de Paridade de Importação (PPI), que acompanha as flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional.

“Há um clima pesado entre eles [Lula e Prates]. Lula quer ver novos rumos”, disse uma fonte do governo na condição de anonimato para falar sobre o assunto.

“Há uma pressão, sim, de Brasília. Quer uma nova política de preços. O Prates já tem falado sobre isso, mas precisa esperar a conclusão das mudanças na diretoria [realizada na semana passada] e no conselho [de administração, esperada para o final de abril]. E ainda tem que ver se os novos diretores e conselheiros vão estar fechados com a ideia”, afirmou uma segunda fonte.

Segundo essas fontes, as reuniões entre Lula e Prates têm sido frequentes, e o presidente da estatal tem cumprido parte de sua agenda semanal na capital federal. No entanto, sem a constituição de um novo conselho na Petrobras, nem mesmo o CEO da companhia tem o poder de, sozinho, estabelecer a nova política de preços.

Apesar das cobranças, outra pessoa com conhecimento da relação de Prates e Lula ponderou que há pressão do presidente de forma geral por resultados, e que não há problemas específicos com o CEO da Petrobras.

“Não tem crise. Claro que, se lá na frente não entregar, vai ter, mas por enquanto está sob controle… Tem uma pressão geral do governo para todas as áreas por entrega… Tem Lula cobrando todo mundo, quer resultado”, disse a fonte.

Money Times com informações de Reuters

CRISE GRANDE: Ministro anuncia redução de combustível e Petrobras desmente

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Nesta quarta-feira, 5, a Petrobras informou que não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da política de preço da companhia.

Mais cedo no mesmo dia, o ministro da pasta, Alexandre Silveira, declarou que a petroleira iria atualizar sua política comercial depois que o novo conselho fosse eleito.

Ele chegou a indicar qual seria o modelo, chamado preço de competitividade interna (PCI) e que ele reduziria em R$ 0,25/litro o preço do diesel.

Pouco depois a empresa veio a público desmentir as alegações. “A companhia confirma que não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços. Quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do acionista controlador serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia. A companhia reitera que ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios, em razão do contínuo monitoramento dos mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, a análise diária do comportamento de nossos preços relativamente às cotações internacionais, o seu market share, dentre outras variáveis”, informou em nota.

Jovem Pan

Parabéns aos amigos jornalistas homenageados pela Câmara de Natal

Um dia muito marcante para a Casa Legislativa de Natal, uma sessão solene repleta de competentes jornalistas.

Em nome desses amigos, Simone Silva, Mara Rochele, Emerson Medeiros, Miquéias Avelino, Bianca Ribeiro e demais, quero parabenizar a todos que receberam a Comenda Carlos Alberto de Souza em homenagem aos serviços na área da Comunicação Social.

Parabéns a todos! Vinda longa. Reconheço o esforço e dedicação que cada um de vocês tem.

Viva o jornalismo, viva os jornalistas do RN.

Dia do Jornalista é celebrado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

A tarde desta quarta-feira (5) no Legislativo Potiguar foi de homenagens pelo Dia do Jornalista, que será comemorado na próxima sexta-feira, 7 de abril. A Sessão Solene para celebrar a data foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa Ezequiel Ferreira (PSDB) e aconteceu no Plenário da Casa, auditório deputado Clóvis Motta.

“No dia 07 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. A instituição desse dia, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ocorreu em 1831, um ano depois do assassinato do jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró. Ele foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava muitas vozes. Nesta Sessão Solene, portanto, buscamos homenagear esses profissionais múltiplos, sem esquecer os desafios e riscos vividos por eles em busca das notícias”, iniciou o presidente Ezequiel Ferreira.

De acordo com o parlamentar, “aqui estão jornalistas que transpiram a profissão, independentemente de veículos de comunicação, assessorias de imprensa ou área de atuação, e que, por suas características profissionais, recebem a homenagem. A indicação é de um parlamentar, mas o reconhecimento é de todos nós, que fazemos a Assembleia Legislativa”, acrescentou.

Ao final do seu discurso, o presidente Ezequiel reforçou a importância dos jornalistas para a sociedade, agradecendo a todos os profissionais pelos serviços prestados ao povo potiguar.

“Essa profissão se caracteriza essencialmente pela prestação de serviço público, dando voz a quem não tem e buscando a verdade sem cessar. Ao homenagear os senhores e as senhoras, de certa forma, homenageamos todos os profissionais que nunca faltam ao bom combate, em tempos de paz ou de guerra; homenageamos aqueles que têm sensibilidade e empatia em cada fato narrado e que são tradutores fiéis dos anseios da sociedade, registrando com ética, verdade e compromisso. Portanto, acreditem: vocês são agentes de mudança e multiplicadores de oportunidades e soluções na vida das pessoas. Por isso, a todos vocês, o nosso ‘muito obrigado!’”, concluiu Ezequiel Ferreira.

Após a entrega da placa aos homenageados, o jornalista e servidor do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Aluísio Lacerda, representou os agraciados na tribuna.

“Não vou esconder que estou feliz e honrado com a homenagem. Voltei no tempo e notei que já são 55 anos dedicados à profissão que abracei lá em 1968. E hoje tenho orgulho em dizer que datas e fatos relevantes da história do Poder Legislativo Estadual são recolhidos na atividade diária dos servidores do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, desde 1835”, enfatizou Aluísio.

Segundo o jornalista, “a vida é um assunto local, e somente o profissional de imprensa e o homem público sabem o que a rua diz, protesta e reivindica”.

Continuando sua fala, Aluísio Lacerda abordou os desafios enfrentados pela profissão no passado recente, bem como os que estão por vir.

“O diploma já não adorna mais a sala de casa, pois o Ministro Gilmar Mendes o rasgou faz tempo, mas continuaremos na luta, em respeito aos fatos e à verdade. A regulação das plataformas digitais é outro tema complicado que ocupará a pauta do Supremo Tribunal Federal no corrente exercício. Mas, felizmente, muitos dos nossos colegas não são instrumentalizados pela guerra digital, e nós fomos educados para não acreditar na primeira informação. Lições que aprendemos nas redações”, detalhou.

Ao término do seu discurso, Aluísio Lacerda ressaltou que a sua paixão pelo Jornalismo ainda é a mesma de quando iniciou sua vida profissional.

“Essa é a minha profissão de fé, e eu fico aqui com a lição do maior de todos os repórteres brasileiros, na minha opinião, o sergipano Joel Silveira: ‘O jornalista não é aquele que toca na banda, mas aquele que vê a banda passar”, finalizou.

Homenageados:

Alan Souza de Oliveira
Aluísio Lacerda
Breno Tavares Nunes
Cristiane Maria Rodrigues
Édyppo Elnnathan de Alcântara Félix
Esdras Marchezan Sales
Felinto Rodrigues Filho
Francisco Freitas de Souza
Jeison Ferreira Costa
Jhancy Richelm Lima de Oliveira
Juliana Lobo do Nascimento
Ledson Honorato de França
Leonardo Winicius de Souza Euzebio
Liziane Assunção Virgílio
Luis Henrique de Souza e Silva
Marcos Antônio Dantas Martins
Michael Charles da Costa
Moisés Henrique Cavalcanti de Albuquerque
Octávio Santiago Neto
Paulo Victor Silva do Nascimento
Tiago Domingos Rebolo
Tulio Bezerra Lemos
Valéria Pereira Dos Santos de Lima

Styvenson confirma ter recebido convite do União Brasil, mas diz que também conversa com PP, PL, PSDB e Novo

Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) confirmou nesta quarta-feira (5) que foi chamado para se filiar ao União Brasil, e que está avaliando a proposta. Ele diz que o convite partiu do colega senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A informação é do Portal da 98 FM.

No Rio Grande do Norte, o União Brasil é comandado pelo ex-governador e ex-senador José Agripino Maia, que não vê problemas em receber a filiação de Styvenson. “A decisão é dele. Se vier para o União Brasil, será muito bem-vindo”, afirmou o ex-senador ao blog de Heitor Gregório.

A mudança, contudo, ainda não está fechada. Styvenson declarou que tem recebido convite de outras legendas, e que está analisando as ofertas. O senador afirmou que, nos últimos dias, já foi convidado também para se filiar ao PSDB, pelo senador Plínio Valério (AM); ao PP, pelo senador Ciro Nogueira (PI); e ao PL, pelo senador Magno Malta (ES).

Antes, Styvenson já havia sido convidado pelo partido Novo e já teve conversa com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

O senador confirmou que sairá do Podemos por causa da mudança que fará em seu estilo político.

Styvenson diz que a mudança de estilo é motivada por uma cobrança da própria população. O senador afirma que foi criticado por seu estilo “radical”.

“Todo mundo reclamou de mim, no passado, que eu não fiz campanha. Muita gente me encontrava na rua e dizia que era bobagem, que eu era besta, devolvendo dinheiro. (Diziam que) enquanto eu economizava, os doutros roubavam. Eu resolvi dar uma guinada, dar uma grande mudança. Então, a primeira mudança é o meu comportamento no Senado. Estou na quarta secretaria. Outra mudança é a busca pelo partido”, afirmou o senador.

Com informações de Portal da 98 FM

Leandro Sena deixa o comando técnico do América

Foto: Canindé Pereira

O América anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (5), a saída do treinador Leandro Sena, após reunião ocorrida durante a manhã entre o comandante do título da Série D de 2022 e a diretoria Alvirrubra.

Sena estava no comando técnico do América desde junho do ano passado, quando João Brigatti saiu do clube durante a campanha na Série D do Campeonato Brasileiro. Com a chegada do já conhecido Leandro Sena, o time se recuperou na competição e avançou até o primeiro título nacional da história americana, o que garantiu também o acesso à Série C de 2023.

Na atual temporada, Sena comandou o América em 16 jogos válidos pelo Campeonato Potiguar, Copa do Brasil e Pré-Copa do Nordeste. Eliminações precoces nas competições regional e nacional, e o fato de não conseguir vencer o rival ABC na campanha pelo estadual acabaram rendendo críticas ao trabalho posto pelo treinador, que deixa o clube três dias depois de ser derrotado no terceiro Clássico Rei do ano. Nos dois anteriores o América perdeu um e empatou outro.

Em nota, a direção Alvirrubra agradeceu o trabalho prestado por Leandro Sena, e desejou sucesso ao treinador na continuidade de sua carreira. Diferente da última passagem, quando Sena seguiu no corpo técnico do América depois de deixar o comando da equipe, ele agora foi desligado totalmente do clube, por onde também atuou como jogador.

A partir de agora grupo será comandando interinamente pelo técnico da equipe Sub-20, João Paulo, juntamente com toda a comissão técnica da casa. Com o avanço no processo para tornar o América a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Rio Grande do Norte, se espera que um novo treinador venha já com o aval dos futuros administradores. A concretização do projeto América SAF depende apenas da aprovação do Conselho Deliberativo, que se reúne no próximo dia 20 de abril para apreciar a proposta.

Novo Notícias

NATAL: Vereador Hermes Câmara novo líder do governo Álvaro Dias

O prefeito Álvaro Dias bateu o martelo em relação ao nome do novo líder do seu governo na Câmara Municipal de Natal. O vereador Hermes Câmara (PTB) assume agora a importante função no legislativo natalense.

Hermes faz parte da bancada dos Independentes e tem como missão trazer o equilíbrio entre o governo e os vereadores.

Na sessão de hoje, 05 de abril, os vereadores que participavam da sessão parabenizaram o novo líder.

Guarda Municipal atua em operação conjunta com a STTU para agilizar o trânsito na capital

Guarda Municipal atua em operação conjunta com a STTU para agilizar o trânsito na capital

A Guarda Municipal de Natal atua em operação com a STTU para garantir a fluidez do trânsito na capital. Diariamente, a GMN tem dado suporte aos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana em locais com grande fluxo de veículos, incluindo áreas com obras públicas nas proximidades. A operação começa às 5h30 da manhã e tem sido fundamental para agilizar a filtragem de veículos, reduzir congestionamentos e garantir maior fluidez no trânsito.

Nesta terça-feira (05), uma equipe de Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) da GMN esteve presente na Av. Tomaz Landim em mais trabalho junto com a STTU. De acordo com o Comandante da equipe, CGA Severiano, a ação tem sido importante para garantir também, a agilidade do transporte público na capital. A partir das 17h, a mesma operação acontece diariamente na rotatória próxima à Urbana.

O Comandante da GMN, Supervisor Rozivam Valle, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido: “Com essas ações, a Guarda Municipal de Natal demonstra seu compromisso em garantir a segurança e a ordem na cidade, além de oferecer o suporte para as necessidades da população e reforça a importância de órgãos públicos trabalharem em conjunto para atender as demandas da sociedade,” conlui.

Natal e São Paulo do Potengi recebem o Caern Móvel de 10 a 14 de abril

A Unidade Móvel da Caern estará de 10 a 14 de abril, em Natal e na cidade de São Paulo do Potengi. Todos os serviços da Caern estão disponíveis na van adaptada para percorrer o Estado, levando atendimento ao público para diversas regiões.

Em São Paulo do Potengi, o veículo ficará estacionado em frente ao Memorial Monsenhor Expedito, na rua Dom Marcolino, 292, ao lado da Igreja Matriz, de 10 a 14 de abril.

Em Natal, a van permanece na avenida capitão Mor Gouveia, em frente à Ceasa, também de 10 a 14 de abril.

É importante levar documento pessoal com foto e a conta de água para realizar o atendimento. Na unidade móvel é possível ter acesso a todos os serviços da Companhia, como pedido de ligação de água, religação, negociação de débitos, atualização de cadastro, transferência de titularidade, informes sobre vazamento de água e esgoto, emissão de segunda via, entre outros.

Programação Caern Móvel

São Paulo do Potengi
10 a 14 de abril (segunda a sexta-feira)
Em frente ao Memorial Monsenhor Expedito, na rua Dom Marcolino, 292, ao lado da Igreja Matriz.
8h às 17h

Natal
10 a 14 de abril (segunda a sexta-feira)
Avenida Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova
7h30 às 17h30

Projeto de Lei que promove a realização de mutirão de cirurgias eletivas para Mulheres é aprovado na Câmara de Natal

O Projeto de Lei da Vereadora Nina foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (04) em sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal.

O projeto de lei visa a promoção de mutirões para realização de cirurgias eletivas em mulheres pertencentes a rede municipal de saúde de Natal. As beneficiadas serão selecionadas mediante triagem através de inscrições já registradas em sistema próprio da Secretaria Municipal da Saúde ou em banco de dados do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Ainda reflexo da Pandemia Covid-19, as cirurgias eletivas demandadas na rede municipal de saúde, encontram-se com enormes filas de espera. Sabidamente, esse é um grave risco à saúde das cidadãs. O adiamento na resolução de tais problemas pode ocasionar o agravamento no quadro de saúde, fazendo com que tais cirurgias passem, não mais a ser eletivas e sim urgentes ou emergentes”, enfatiza a vereadora Nina.

O projeto de lei segue agora para o Poder Executivo e posteriormente para a sanção do Prefeito municipal.