Fátima se reúne com prefeitos e diz não descartar solicitar apoio das Forças Armadas para enfrentar crime

Governadora Fátima Bezerra (PT) durante reunião com prefeitos do RN nesta sexta-feira – Foto: Governo do RN / Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse a um grupo de prefeitos nesta sexta-feira (17) que não descarta solicitar apoio das Forças Armadas para enfrentar a onda de criminalidade que atinge o Estado desde a madrugada desta terça-feira (14). A petista afirmou que vai solicitar o reforço dos militares caso haja uma escalada da violência.

Fátima se reuniu com prefeitos na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), para apresentar um balanço do enfrentamento à onda de violência. O vice-governador Walter Alves (MDB) e representantes da cúpula de segurança, entre eles o secretário Coronel Araújo, também participaram do encontro.

Ao PORTAL DA 98 FM, o prefeito de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Luciano Santos, afirmou que, durante a reunião, os prefeitos apresentaram um levantamento preliminar dos prejuízos causados aos municípios pelos ataques criminosos. O número fechado ainda está sendo levantado pela federação.

Segundo ele, além de cogitar solicitar apoio das Forças Armadas, a governadora disse que a bancada do RN no Congresso Nacional se comprometeu a viabilizar recursos emergenciais para ajudar as prefeituras, além de intermediar a liberação de equipamentos em órgãos federais.

“A governadora deixou claro que a Femurn terá assento na mesa de decisão”, afirmou Luciano Santos.

De acordo com a Femurn, no primeiro dia dos ataques 25 municípios foram afetados. No segundo dia de violência, o número caiu para 12 municípios, chegando a 11 nesta quinta-feira.

Além de ter acionado todo o efetivo das polícias Civil e Militar, o Rio Grande do Norte recebeu na quarta-feira (15) agentes da Força Nacional para atuar no combate à criminalidade. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o envio de 190 agentes, inicialmente. Nesta quinta, a governadora Fátima Bezerra (PT) pediu reforço.

Além da Força Nacional, chegou ao Rio Grande do Norte ontem uma força-tarefa enviada pelo Ministério da Justiça para reforçar o trabalho de monitoramento nos presídios. Ao todo, 90 policiais penais da força de cooperação, formada por profissionais de vários estados da Federação, desembarcaram no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Participaram do encontro o prefeito de Lagoa Nova e presidente da Federação dos Municípios (Femurn), Luciano Santos, e outros gestores, como Álvaro Dias (Natal), Eraldo Paiva (São Gonçalo do Amarante), Emídio Jr. (Macaíba), Jussara Sales (Extremoz), Zé Figueiredo (São José de Mipibu), Marina Marinho (Jandaíra) e Rivelino Câmara (Patu). Também estiveram presentes representantes das prefeituras de Parnamirim e Ceará-Mirim.

Os deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ambos do PT, também estiveram no encontro.

Portal da 98 FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.