RN: Previsão para o final de semana é de chuvas

A quinta-feira (16) amanheceu chuvosa no Rio Grande do Norte, com maiores acumulados de chuva nas regiões do Seridó, Alto Oeste Potiguar e Leste Potiguar. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registra a ocorrência de precipitações em 131 postos de monitoramento com maiores volumes em Felipe Guerra (Oeste Potiguar), com 111mm, Rio do Fogo (Leste Potiguar) com 108,6mm, Lagoa Nova (Central Potiguar) com 69,6 mm e Jandaíra (Agreste Potiguar) com 60mm.

A previsão para o final de semana que se aproxima é de céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões. De acordo com as análises do Sistema, a chuva continua a ocorrer com maior regularidade e distribuição. “Com o afastamento do bloqueio atmosférico que atuava sob o Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical avança sobre o território formando chuvas no RN. A tendência é de continuidade da chuva após as primeiras semanas do mês de março com baixos volumes”, explicou o meteorologista, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Associada a atuação da Zona de Convergência, as condições dos oceanos Pacífico e Atlântico, estão favoráveis para a ocorrência de chuvas no Nordeste brasileiro.

Para o dia de São José, comemorado no próximo domingo (19), a previsão é de chuvas com volumes que poderão superar 50mm na região dos municípios de Santana dos Matos, Ipueira, Ruy Barbosa, São Tomé e Pendências. “Para o sertanejo que acredita há a previsão de ocorrência de bons volumes de chuvas no interior do estado o que significa pra eles ano de boa colheita. A tendência é de chuvas com volumes de normal a acima do normal nesse trimestre março, abril e maio de 2022”, comentou Bristot.

O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil disponibiliza à população os canais de acesso à informação, como alertas emitidos a partir das análises de dados dos serviços de meteorologia. Ao efetuar o cadastro, o cidadão passa a receber esses alertas. Whatsapp: 55 61 2034-4611 ou no link: https://wa.me/556120344611; ou receber via SMS, cadastrando o CEP através do número: 40199

Previsão dia a dia

16/03/23 – quinta-feira – Céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva, em todas as regiões.

17/03/23 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

18/03/23 – sábado – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

19/03/23 – domingo – Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.