Vereadores querem protagonismo da CMN em disputa pela Prefeitura

Álvaro Dias e maior parte dos vereadores seguem aliados e expectativa é que escolhido para disputar Prefeitura surja de consenso. Foto: Elpidio Júnior

Já existe um movimento político na Câmara, incluindo vereadores da chamada bancada ‘independente’ formada por nove vereadores e 15 da bancada da situação, defendendo a indicação de um candidato a prefeito que passe pelo crivo da maioria dos membros da Casa, que seja apoiado ou não pelo prefeito. A informação foi confirmada por alguns dos vereadores de Natal durante a semana. Porém, o nome preferido para ter apoio dos parlamentares é mesmo o do próprio ex-presidente da Casa, Paulinho Freire.

Para o presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (MDB), a Câmara tem que ter papel importante na discussão sobre a sucessão municipal. “É natural que a Casa seja ouvida, até porque os 29 representantes legais foram, de forma democrática, eleitos pela população. Então, com certeza seremos ouvidos e podemos sim indicar um candidato a prefeito ou sugestão de um vice, ou então mesmo compor uma chapa com algum dos vereadores aqui da Câmara Municipal de Natal”.

Eriko Jácome admite que, hoje, a maioria dos vereadores (exceto a bancada de cinco vereadores de oposição ao prefeito Álvaro Dias) defendem a pré-candidatura de Paulinho Freire. “A gente vem conversando sempre, vem falando de forma muito democrática e transparente, que Paulinho não só foi um bom gestor para a Casa por cinco mandatos, mas que pode ser também pra toda cidade do Natal”.

Jácome disse, inclusive, que o prefeito “já vem sendo abordado por alguns abordado por alguns vereadores e até através de algumas declarações que eles vêm tendo junto à imprensa”.

Ex-lider do prefeito na Câmara, o vereador Kleber Fernandes (PSDB), esclarece que a Casa “tem um papel importante” nesse processo político, primeiro porque “é muito plural e diversificada, representa de fato os interesses legítimos da população natalense, e os vereadores estão na ponta no dia a dia, ouvindo as comunidades e as reivindicações do povo”. Kleber Fernandes defende que a Câmara seja protagonista nesse processo sucessório, embora entenda que ainda há muito tempo para essa discussão, porque o prefeito Álvaro Dias está focado na sua gestão e os vereadores na continuação dos mandatos. “No momento oportuno essa discussão será feita, levado em consideração a Câmara”.

A respeito de apoio da Câmara ao deputado Paulinho Freire, o vereador Kleber Fernandes o considera um bom nome. “Foi vereador, elegeu-se deputado federal com o apoio de 16 vereadores, inclusive, eu votei nele, e acho um parlamentar preparado, experiente e capacitado. se houver um consenso político e o prefeito entender que é o nome mais adequado, acredito que os vereadores endossarão”.

Independência

Ex-presidente da Casa, o vereador Raniere Barbosa (Avante), entende que a Câmara tem uma bagagem eleitoral indiscutível e, apesar da harmonia com os demais poderes ser necessária, o parlamentar ressalta que a Casa é independente. “No processo sucessório, nós vamos ocupar espaço politico, realmente, para que a Câmara se posicione. Tendo candidato, um nome da própria Câmara, que tem de deixar de ser coadjuvante para ser protagonista”.

Raniere Barbosa diz que os vereadores respeitam a liderança política consolidada do prefeito Álvaro Dias. Para ele, o potencial de transferência de votos do prefeito, se ele se unir à Câmara, formando um bloco de 20 a 22 vereadores, o grupo se torna ainda mais competitivo. “Não digo imbatíveis, porque não existe candidato imbatível em eleição, mas será uma força politica muito forte”.

Para Barbosa, uma aliança dessa natureza criará as condições políticas para enfrentar a oposição que já se posicionou lançando pré-candidata a deputada federal Natália Bonavides (PT). “Uma ex-colega que tem suas qualidades indiscutivelmente, não questionamos, porém com o prefeito e o bloco de vereadores, seremos uma grande força”.

O vereador Preto Aquino (PSD) diz que “a câmara tem dentro das suas prerrogativas, qualquer que seja o vereador e independente de partidos, de bancada e assim achar, pode ter um nome postulante à Prefeitura Natal”. Na opinião dele, qualquer que seja o candidato a prefeito em 2024, “ele vai querer conversar com a Câmara Municipal, antes e principalmente depois, sendo eleito”.

Aquino reforça que hoje existe um grupo de vereadores liderado pelo ex-presidente e atual deputado federal Paulinho Freire, que “tem o respeito de todos os vereadores, até da bancada dos independentes e da bancada do governo e se vier a ser escolhido candidato a prefeito, o nome dele vai ser, digo sem sombra de dúvida, apoiado por no mínimo 18 vereadores”.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.