Parnamirim apresenta esquema de segurança para o Carnaval 2023

A Prefeitura de Parnamirim apresentou nesta quinta-feira (16) como será o esquema de segurança para o Carnaval 2023. A festa começou no último domingo (12), quando a dupla Pedro e Erick e o aclamado cantor Wesley Safadão levaram mais de 25 mil pessoas à Arena Show Parnamirim. Nesta prévia, que funcionou como um grande teste para a segurança, não foram registradas ocorrências como roubos, furtos ou brigas: um verdadeiro sucesso.

A festa que está sendo tratada como a maior do estado e da história da cidade Trampolim da Vitória terá 45 atrações e vai contar com o envolvimento de mais de 300 profissionais por dia para garantir que a folia seja novamente tranquila. Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Agentes de Trânsito, Polícia Penal, Conselho Tutelar, CPRE, Grupamento Ambiental e Corpo de Bombeiros, este ano com salva-vidas na orla parnamirinense, são algumas das instituições envolvidas. Só da PM, atuarão 130 policiais por noite, podendo esse número aumentar devido à possibilidade de pagamento de diárias operacionais.

Haverá duas delegacias de plantão, uma na Praça São Sebastião e outra nas proximidades do Comeu Morreu. Ambas estão preparadas para atender o cidadão da melhor forma possível. Dezoito câmeras de monitoramento conectadas ao Coi e ao Ciosp funcionarão 24h/dia em todo o trajeto dos foliões. Duas torres com visibilidade privilegiada também abrigarão equipes de segurança, uma próximo ao Hotel Village do Sol e outra na Praça São Sebastião.

TRÂNSITO

A partir das 16h da sexta-feira (17), as equipes de trânsito darão início ao trabalho de orientação dos motoristas, já que, pontualmente às 17h, a Avenida Márcio Marinho será totalmente fechada para veículos. O tráfego será direcionado para a Avenida São Sebastião, que funcionará em duplo sentido.

Para facilitar o trânsito de veículos de moradores em meio à interdição, a Prefeitura de Parnamirim vai entregar placas de identificação com a mensagem “MORADOR”. Os residentes na área envolvida podem fazer a retirada das placas na subprefeitura de Pirangi, localizada na Praça São Sebastião no horário de expediente.

TRANSPORTE

A frota da linha Interbairros 5 – Nova Parnamirim/Pirangi (Pirangi, Rota do Sol, Cidade Verde, Av. Maria Lacerda e Av. Abel Cabral) vai atender a população com 5 veículos; Já a linha Interbairros 6 – Nova Esperança/Pirangi (Pirangi, Cajupiranga, Centro, Bonnor, Caic e UPA) vai funcionar com 16 carros. O terminal dessas duas linhas funcionará ao lado do Supermercado Super Show de Pirangi.

A Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana de Parnamirim (Sesdem) já solicitou ao DER um aumento na frota de veículos que fazem o transporte intermunicipal. Haverá também um ponto de táxi próximo à Praça São Sebastião.

PAREDÕES DE SOM

O Decreto nº 6.179/2020 veda a utilização e funcionamento dos “paredões de som” ou equipamentos de som assemelhados por particulares nas vias, praças, praias, e demais logradouros públicos de Parnamirim/RN, durante o período de carnaval.

Os órgãos municipais e policiais farão a fiscalização para garantir o fiel cumprimento da lei. Qualquer inconveniente, os canais 190 e 156 estão à disposição da população.

ESTRUTURA DE SAÚDE

O Hospital Márcio Marinho estará com equipes de plantão prontas para atender a população 24h/dia. Serão 6 ambulâncias e um ponto de atendimento na Praça São Sebastião. O acesso ao Hospital de Pirangi será pelas ruas Carmi de Souza, José Sátiro de Macedo e Maria Cristina Xavier.

A FESTA

No polo Pirangi, o Carnaval de Parnamirim terá trios, pranchões, orquestras de rua pela orla e festa até 3h da manhã todos os dias. Durante a noite, as equipes da Prefeitura de Parnamirim e das demais forças de segurança abordarão os foliões que estiverem em posse de garrafas ou recipientes de vidro. Quem for encontrado nessas condições vai receber das equipes squeezes (garrafas de plástico) e será convidado a entregar o material de vidro. Tudo com o objetivo de reduzir o risco de acidentes com o material perfurocortante. Cerca de 100 homens estarão envolvidos com a limpeza imediata do local, assim que os foliões passarem.

A folia começa nesta sexta-feira (17) com as seguintes atrações:

Em Pium, Gabriel Ciríaco e Batukedó;
No palco Pirangi, Tocaxé e Soanata; e
No trio elétrico pela Av. Márcio Marinho, Pedro Luccas e Felipe Amorim.

O Carnaval encerra na quarta-feira (22), às 17h, com o tradicional Bloco das Vassourinhas, voltado aos trabalhadores da limpeza urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.