Peixe-boi-marinho encalha em praia do RN

Divulgação/PCCB-UERN

Um peixe-boi-marinho recém-nascido foi resgatado após encalhar na Praia do Sagi, no município de Baía Formosa, litoral Sul do Rio Grande do Norte. O resgate aconteceu no último domingo (08) e foi feito por uma equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN).

De acordo com o PCCB, o chamado para o resgate aconteceu por volta das 10 horas da manhã. Durante o acionamento, as equipes passaram as orientações necessárias para manter a segurança e proteção do animal. Na chegada ao local, a equipe constatou que o peixe-boi-marinho era uma fêmea, de 134 centímetros de comprimento retilíneo e pesando 36,5 kg.

Na ação, o projeto constatou a ausência de animais adultos na região do encalhe e encaminhou o animal para Natal. Na base de apoio do PCCB, os profissionais realizaram avaliação física, clínica e procedimento emergencial de suporte e estabilização. No exame físico, foram registrados resquícios de cordão umbilical, escoriações superficiais e lesões oftálmicas.

“Uma segunda equipe de resgate também foi acionada para auxiliar no transporte e estabilização do recém-nascido da Base de Apoio em Natal até o Centro de Reabilitação, em Areia Branca, onde será instruído e iniciado todo o processo de reabilitação em cativeiro do animal, até torná-lo apto para ser devolvido à natureza”, explicou o PCCB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.