Nova Mesa Diretora da Câmara de Natal toma posse para biênio 2023/2024

Na Câmara Municipal de Natal, 2023 iniciou com a posse da nova Mesa Diretora, na manhã deste domingo, 1º de janeiro. O colegiado que comanda todas as atividades administrativas e parlamentares da Casa é formado por oito dos 29 vereadores, sendo um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, eleitos pelos pares, a cada dois anos.

Para o biênio 2023/2024, a composição da Mesa Diretora da Câmara de Natal empossada, neste domingo, é a seguinte:

  • Presidente: Paulinho Freire (União Brasil)
  • 1º vice-presidente: Eriko Jácome (MDB)
  • 2º vice-presidente: Hermes Câmara (PTB)
  • 3º vice-presidente: Brisa Bracchi (PT)
  • 1º secretário: Aldo Clemente (PSDB)
  • 2º secretário: Felipe Alves (União Brasil)
  • 3º secretária: Camila Araújo (União Brasil)
  • 4º secretário: Anderson Lopes (Solidariedade)

A cerimônia de posse foi realizada no gabinete da presidência da CMN e iniciada com a leitura da ata da posse pelo decano da Casa, o vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos), seguida do agradecimento do presidente Paulinho Freire.

O vereador Paulinho Freire tomou posse como presidente do Legislativo natalense, mas renunciará em breve para ser empossado deputado federal, cargo para o qual foi eleito em 2022. “É uma honra estar aqui mais uma vez tomando posse como presidente desta Casa, mas desde já quero desejar sucesso ao vereador Eriko Jácome, que assumirá a presidência, e aos demais colegas que compõem esta mesa diretora. Que possam trazer projetos que engrandeçam o nosso Município”, destacou.

O futuro presidente da CMN, Eriko Jácome, hoje empossado 1º vice-presidente, ressaltou que a Mesa Diretora do biênio 2023/2024 foi eleita de forma democrática, com o apoio da maioria dos vereadores, e afirmou que todos estão comprometidos com o fortalecimento e com a gestão responsável da Casa. Sobre a futura presidência, Eriko Jácome declarou: “As três bancadas: a de situação, a de oposição e a independente continuarão a ser tratadas de forma democrática e manteremos a parceria entre o Executivo e o Legislativo, no que for para o crescimento de Natal. Aprendi muito com Paulinho Freire, que sempre fez uma boa gestão, e quero continuar essa boa gestão, tratando igualitariamente todos os vereadores. Vou me esforçar, para marcar minha gestão pela democracia, pela transparência e pela ética”. Compromisso também reiterado pelo 2º vice-presidente, Hermes Câmara.

Para ocupar o cargo de 1º secretário na mesa diretora da CMN, o vereador Aldo Clemente deixou a liderança do prefeito Álvaro Dias, na Câmara de Natal, como exige o Regimento Interno. “Estou horado em assumir, pela primeira vez, esta posição que é tão importante. O funcionamento administrativo da Casa é primordial para o andamento dos trabalhos legislativos. Vou procurar, junto com o presidente, trabalhar pelo crescimento do Legislativo Municipal”, comprometeu-se, assim como outros dois secretários empossados hoje, Felipe Alves, Camila Araújo e Anderson Lopes, em suas declarações.

“A expectativa para esta nova mesa diretora é das melhores possíveis. A Câmara passará por um momento de transição de comando e estaremos renovando a confiança nestes colegas. E esta Casa vive nesta legislatura um case, que eu diria único na história dela, quando há união entre as bancadas: de situação, oposição e independente. Todas elas convergem quando o benefício é institucional e, isso foi uma semente plantada pelo presidente Paulinho Freire”, comentou o vereador Raniere Barbosa (Avante), em nome dos vereadores presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.