Parnamirim investe em conforto e tecnologia para bebezinhos na Maternidade Divino Amor

O Hospital Maternidade Divino Amor recebeu nos últimos dias, um importante reforço voltado ao bem-estar dos pequenos pacientes e de suas famílias. A Prefeitura de Parnamirim adquiriu para a unidade que é referência no atendimento neonatal dois bilirrubinômetros transcutâneos. Além disso, a unidade também passa por serviços de ampliação e readequações para um atendimento mais humanizado e confortável aos pacientes.

A aquisição dos bilirrubinômetros foi um divisor de águas para as famílias atendidas na unidade. O equipamento serve para identificar a presença de bilirrubinas no sangue dos recém-nascidos da Maternidade Divino Amor. Essa substância pode representar indícios de um problema muito comum para os bebezinhos, a icterícia, caracterizada pela pele amarelada, daí a importância do exame. A grande vantagem é que os novos equipamentos identificam a substância no sangue dos nenéns de forma não invasiva.

Entenda:

Para identificar a presença das bilirrubinas, é necessário retirar o sangue dos bebezinhos da forma tradicional, com seringas, agulhas e muito choro dos pequenos. Este é também um momento de grande apreensão dos papais e mamães, muitos de primeira viagem, que sofrem muito com a picada da agulha para a retirada do sangue. O material era coletado e enviado ao Laboratório Central de Parnamirim para análise. Só depois desse lapso temporal, o resultado era conhecido pela unidade e uma possível intervenção médica poderia ser programada.

A partir da chegada dos novos bilirrubinômetros, todo o processo foi otimizado. A coleta de sangue com choro e sofrimento dos familiares já não existe mais. O resultado é apontado alguns segundos depois da aferição, que acontece de forma não invasiva, por meio de uma levíssima pressão na orelha do bebê que pode até nem perceber que está sendo examinado. Um aumento considerável na eficiência, com economia de tempo, preocupação dos familiares e de recursos públicos.

De acordo com a diretora-geral do Hospital Maternidade Divino Amor, Ana Michele Cabral, com esta ação o município atua de forma clara na linha da modernização do serviço público e de uma assistência mais humanizada aos pacientes.

Além da chegada dos novos equipamentos, o HMDA passa também por uma reforma e ampliação com foco na melhoria da ambiência e da qualidade no atendimento. Haverá intervenções na Casa da Mamãe Feliz e ampliação do centro cirúrgico (de 2 para 3 salas). A unidade que é referência na assistência ao neonato, especialmente com unidades de terapia intensiva e como válvula de escape para a realização de cirurgias eletivas, terá além dessa intervenção, novas estruturas voltadas às fases do pré-parto e parto. Vale salientar que desde o último mês de novembro, a maternidade foi responsável pela realização de mais de 500 procedimentos cirúrgicos. Ademais, a nova fachada do HMDA, que também passou por reestruturação, já está devidamente concluída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.