A partir das projeções feitas com base nos números das 13 pesquisas realizadas pelos Institutos Brâmane (7), Consult (3), DataVero (1), SETA (1) e Agora SEI (1), é possível analisar que todas as oito vagas de deputado federal das eleições desse ano já estão definidas entre seis coligações, sem muito espaço para surpresas. É isso que aponta o estudo feito pelo BG para a eleição de 2022.
Pelos dados analisados das mais de 22.400 entrevistas aplicadas no Rio Grande do Norte pelos cinco diferentes institutos de pesquisa, já estão com a vaga garantida: PL, União Brasil, PT, MDB, PP, Solidariedade. As demais coligações praticamente não possuem chances de eleger candidatos. A única reviravolta, poderia ser o Republicanos entrando nessa lista, mais não acreditamos.
As cadeiras já garantidas, segundo o estudo, foram para:
PL – 2 vagas – Foi a nominata com mais citações e a que cresceu mais na reta final.
União Brasil – 2 vagas – Foi a segunda nominata em citações, praticamente empatada com a do PL.
PT – 1 vaga – Apesar do pipoco de Natália, e Mineiro pontuando bem, a nominata ficou bem distante das citações da do PL e do União Brasil. Teria que alguma das outras 5 nominatas se sair mal para consolidar a segunda vaga na sobra.
MDB – 1 vaga – O MDB só não ocupará a vaga se a votação de Garibaldi Filho for abaixo dos 95 mil votos.
PP – 1 vaga – Beto Rosado e Major Brilhante vem em duelo forte, e o partido montou uma nominata muito consistente.
Solidariedade 1 vaga – Kelps e Lawrence vão ter que colocar nas urnas o que o estudo das pesquisas mostrou. Se um falhar, xau.
Blog do BG