O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi representado pela estudante Maria Clara Santos de Araújo no She Runs – Active Girls Leads, corrida internacional que acontece em Bruxelas, na Bélgica. O evento foi realizado entre os dias 12 e 17 de setembro e reuniu estudantes de diversos países.
A discente do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, no Campus São Paulo do Potengi, foi a única representante do Rio Grande do Norte na delegação brasileira, composta por outras 23 atletas. Além das estudantes, a delegação também contou com profissionais responsáveis pelos cuidados das alunas.
Maria Clara afirma que participar do She Runs foi incrível pela experiência e pela promoção da participação de mulheres em atividades esportivas. “O evento falava muito sobre o empoderamento das mulheres, sobre a inclusão da mulher dentro do esporte. Isso chamou muita atenção, porque eu sou mulher e pratico esporte”, conta.
A seleção da estudante representante do estado foi feita por meio de um concurso de redação sobre o tema: “A presença feminina no esporte a transformação social”. Maria Clara conta que ficou feliz com a conquista e com a oportunidade de representar sua cidade, seu estado e, juntamente às outras alunas, seu país.
A estudante, ainda, salienta que o She Runs não é uma competição, mas, sim, uma oportunidade de promover o empoderamento e a inclusão de mulheres no esporte. Além disso, Maria Clara incentiva a participação e a continuidade de alunas no meio esportivo. “Treinem muito, se dediquem muito. Na hora certa vocês serão recompensadas. Não parem, só prossigam!”, encoraja.
She Runs – Active Girls Leads
O She Runs – Active Girls Lead foi fundado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e é um evento interacional que promove a saúde, o empoderamento e a liderança de mulheres por meio do esporte e das escolas