Dia Mundial da Limpeza: Parnamirim dá show de conscientização

As ações que permearam o Dia Mundial da Limpeza tiveram seu clímax neste domingo (18), na praia de Pirangi. Prefeitura, Câmara de Parnamirim e diversas instituições estiveram envolvidas nas ações de reflexão que envolveram mutirão de coleta, aplicação de questionários e ecopontos de coleta de vários materiais.

A Av. Beira Mar, em Pirangi, foi o local escolhido, bem próximo do letreiro ‘I Love Parnamirim’, conhecido ponto turístico da cidade trampolim da vitória.

Já nas primeiras horas da manhã, as equipes de bombeiros mirins e pré-militar iniciaram o mutirão de recolhimento de resíduos na orla do município. Sob a coordenação da Defesa Civil, uma verdadeira força-tarefa coletou diversos tipos de materiais e constatou que a chegada de óleo na orla diminuiu consideravelmente. As equipes de limpeza urbana do município seguem atuando na coleta desse material.

As turmas de Engenharia Agronômica e Zootecnia da UFRN – Escola Agrícola de Jundiaí aplicaram mais de 100 questionários para banhistas e prestadores de serviço da praia com o objetivo de coletar informações sobre a qualidade do local, como parte estrutural, acessibilidade, segurança, entretenimento, educação ambiental, serviços prestados e, principalmente, temática ambiental. De acordo com os professores Sérgio Marques, Karen Mattos e Shirlle Nunes, os dados serão tabulados e darão origem a valiosas informações de utilidade pública para toda a sociedade.

Parte da animação das equipes de servidores, voluntários e público presente ficou por conta do Quarteto de Músicos da Fundação Parnamirim de Cultura, que executou uma eclética programação musical, e dos professores do Se Cuida Parnamirim, Ângelo Santos e Eleen Martins. A dupla foi responsável por não deixar ninguém parado com muita dança.

Nas tendas, vários ecopontos de coleta de material estiveram à disposição, como pneus, papelão, óleo de fritura, lixo eletrônico e garrafas pet, comumente usadas para a confecção de vassouras.

Iniciativas como essa, que reaproveitam materiais depois de seu uso mais comum, são alternativas para frear o avanço da produção de lixo e o descarte irregular de resíduos nas grandes cidades. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim, Charles Quadros, disse que as campanhas com foco no meio ambiente são ótimas para a sociedade como um todo. “Nossa atuação deve ter o objetivo de tornar a cidade cada vez mais limpa, consciente e saudável”, disse.

Em Parnamirim, a parceria com diversas instituições públicas e da iniciativa privada possibilitou a implantação de muitos pontos de coleta, como em escolas, comércios e secretarias municipais.

O Dia Mundial da Limpeza é uma data trabalhada em todo o planeta desde 2008, quando a população da Estônia decidiu limpar coletivamente o país. A iniciativa foi abraçada e, desde então, a data é comemorada, trazendo além de reflexão, vários tipos de ações focadas no meio ambiente mais preservado por todo o globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.