Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Parnamirim, por meio do programa “Câmara Parceira”, assinou um termo de cooperação com a Cosern para implantação do Projeto Vale Luz na Casa Legislativa.
O documento foi assinado pelo presidente da Casa, vereador Wolney França, juntamente com o representante da empresa, João Batista, que é responsável pelo projeto. O Vale Luz faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel. O propósito da iniciativa é promover a sustentabilidade, incentivando o descarte adequado de resíduos.
A parceria realizada pela Câmara objetiva dar um destino ambientalmente adequado aos papéis e copos descartáveis utilizados na Câmara Municipal. Isso também contempla um dos eixos do programa A3P – eixo II: gestão dos resíduos gerados -, firmado entre a Casa e o Ministério do Meio Ambiente.
Também estiveram presentes na reunião o vereador Michael Borges e o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano (SEMUR), Luiz Antônio Oliveira de Melo, que, na ocasião, também planejou uma parceria entre a SEMUR e o projeto Vale Luz.
O intuito da SEMUR é divulgar o projeto para os bairros do município, bem como incentivar a adesão por parte das empresas locais. Assim, poderá ser ampliada a coleta seletiva, de forma a colaborar com o meio ambiente e com o bolso do consumidor, pois o material da reciclagem é transformado em descontos na conta de energia dele.
Projeto Vale Luz
O Vale Luz tem três modalidades, atendendo clientes residenciais, condomínios e empresas.
Os participantes do programa podem separar materiais recicláveis dos tipos: papel, plástico, metal, óleo vegetal e lixo eletrônico; com algumas exceções. Em uma das fotos da matéria, há uma lista detalhada desses materiais.
Após a separação, é hora de entregá-los, nos postos fixos e móveis de atendimento. Esses resíduos são pesados e é gerado um crédito a partir desta pesagem, que será convertido em desconto na fatura seguinte da conta de energia do consumidor.
O Vale Luz também facilita aos clientes a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada em 10 anos, bem como a compra de latas de alumínio com o pagamento em espécie no prazo de 24h.