
“Este título de Doutora Honoris Causa reconhece não apenas o vasto currículo, mas a dedicação de uma vida e a paixão inabalável pela educação pública”, declarou o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, ao conceder à governadora Fátima Bezerra, em nome da instituição, o título de Doutora Honoris Causa. A honraria, entregue nesta quarta-feira (11), reconhece os serviços prestados à educação, à ciência, à tecnologia e à cultura ao longo da sua trajetória como professora, dirigente sindical, parlamentar e chefe do Executivo estadual.
Este é o terceiro título honorífico concedido à governadora em reconhecimento à sua atuação na defesa da educação pública e gratuita. Em 2019, Fátima Bezerra foi homenageada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Já em 2022, recebeu título honorífico do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), a mais antiga instituição cultural do estado, durante as celebrações por seus 120 anos de fundação.
Em seu pronunciamento, a governadora destacou a expansão da rede federal no estado, que passou de duas para 25 unidades ao longo dos últimos 20 anos, servindo de modelo para a implementação dos Institutos Estaduais de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação (IERN). Segundo ela, a iniciativa integra a estratégia de descentralização da educação técnica, ampliando o acesso de jovens do interior a cursos profissionalizantes e ao ensino em tempo integral.
Fátima defendeu a interiorização do ensino técnico e profissionalizante como uma política de Estado fundamental para a inclusão social e para a preparação da juventude para o mercado de trabalho, reforçando o papel da escola pública na conquista da cidadania.
“A escola pública é tudo na vida, principalmente para nós que não nascemos em berço de ouro. Ela é decisiva, pois nos dá régua e compasso, preparando-nos para a vida e para a luta social. A escola pública me deu essa régua e compasso, desde o grupo escolar em Nova Palmeira (Paraíba), passando pela escola em Picuí, até a maior parte da minha vida escolar no Rio Grande do Norte, na Escola Estadual Padre Miguelinho, de onde saí para a Universidade Federal”, relatou a governadora.
Sobre a rede estadual de ensino tecnológico, a chefe do Executivo detalhou que já foram investidos quase R$ 135 milhões na implantação de dez unidades dos IERNs. Sete estão em funcionamento nos municípios de Natal, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Alexandria, Tangará, Santana do Matos e Areia Branca. Outras três unidades — Touros, Umarizal e São Miguel — foram concluídas e transferidas para a Rede Federal de Ensino. A unidade de Mossoró está em construção, enquanto São José de Mipibu aguarda o início das obras.
O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, enfatizou a importância do ensino como ferramenta de transformação social em um país de desigualdades históricas. Ele ressaltou que a trajetória política da governadora está intrinsecamente ligada à educação. Como deputada federal e senadora, lembrou ele, a governadora teve papel importante na ampliação da rede dos Institutos Federais, com atuação direta nas fases de expansão do ensino técnico iniciadas nos governos federais a partir dos anos 2000.
“Quero mais uma vez agradecer e mostrar aos alunos e a todos os presentes que, com oportunidade e perseverança, podemos chegar aonde quisermos. A senhora, governadora Fátima Bezerra, é prova viva disso. Neste momento, a instituição tem que agradecer. Queremos dizer à senhora: muito obrigado, governadora”, disse ele.
O diretor-geral do IFRN Campus Natal-Zona Norte, Edmilson Barbalho Campos Neto, responsável pela indicação do nome da governadora à honraria, afirmou que a instituição e a sociedade potiguar deviam um reconhecimento moral a Fátima Bezerra pelo trabalho desenvolvido na educação.
“Para nós, do IFRN, e especialmente aqui no Campus Natal-Zona Norte, essa relação sempre foi de um apoio incondicional. Não falo apenas das emendas parlamentares — que não significam apenas números em planilhas —, mas sim de uma ajuda de que precisávamos para ir além. Hoje podemos dizer, como ela bem gosta: ‘Valeu o sonho e valeu a luta!’. A presença da professora Fátima Bezerra nos é muito cara, pois é um apoio que vem desde a criação deste campus, há 20 anos. Sua força política foi essencial para que a Zona Norte de Natal pudesse ter um equipamento de qualidade e gratuito como este”, agradeceu Edmilson Barbalho.
A solenidade reuniu autoridades do Executivo estadual, do Legislativo e de instituições de ensino. Estiveram presentes o secretário de Educação Profissional e Educação do MEC, Getúlio Batista; os secretários estaduais Socorro Batista (Educação), Iranildo Germano (Administração), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Alexandre Motta (Saúde), Marina Marinho (Turismo), Helton Edi Xavier (Administração Penitenciária), Íris Oliveira (Sethas), Luciano Santos (Assuntos Federativos), Ivanilson de Oliveira (Gabinete Civil), Cesinha Nunes (Esporte) e Mary Land (Cultura); além do procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, e do procurador-geral adjunto, José Duarte Santana; do presidente da Fapern, Gilton Sampaio; do diretor-geral da Emater-RN, Franco de Sousa; do presidente do Conselho Estadual de Educação, Otto Anselmo de Oliveira; e da subsecretária de Juventude, Zélia Pantaleão. Também participaram os deputados estaduais Francisco do PT e Divaneide Basílio, e o deputado federal Fernando Mineiro; os vereadores Brisa Bracchi e Daniel Valença; além de representantes da Defensoria Pública, da Polícia Militar e da Polícia Científica. Pelo IFRN, estiveram presentes o reitor José Arnóbio de Araújo Filho, o ex-reitor Belchior Oliveira, pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores-gerais de campi, além do diretor-geral do Campus Zona Norte, Edmilson Barbalho. A Uern foi representada pelo vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros e por gestores acadêmicos.
Compartilhe nas redes sociais