O prefeito Álvaro Dias, ao lado do secretário Municipal de Saúde, George Antunes, participou no fim da tarde desta quarta-feira (30) de uma reunião com a governadora Fátima Bezerra e a prefeita de Mossoró, Rosalba Cialini, na qual se discutiu a proposta de um consórcio interfederativo para resolver os problemas da saúde pública.
Em duas frentes, a ação tem foco em um plano emergencial para drenar as filas de procedimentos nos hospitais, e um plano de reestruturação a longo prazo do atendimento de alta complexidade.
O pacto entre o governo do estado e os municípios polo das duas maiores macrorregiões do estado, como Natal e Mossoró, é voltado para equacionar os problemas da crise assistencial, pensando medidas para diminuir tempo de espera dos procedimentos, sejam eles atendimento cirúrgico ou exames de alta complexidade, e também racionalizar os recursos existentes, próprios ou de contratualização, buscando melhores resultados. A participação da bancada federal nesse entendimento também foi citada no intuito de se unir ao governo e municípios, pela defesa do aumento do teto financeiro das ações de saúde no estado. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado – Cosems, também deverá participar desta discussão.