Artigo Ney Lopes: “A intolerância petista no caso do Ministro do Exterior”

Ney Lopes – jornalista, ex-deputado federal, presidente do Parlamento Latino Americano e advogado – [email protected] – blogdoneylopes.com.br

Os novos governos – federal e estadual – começam a colocar os times em campo, com a escolha de auxiliares.

Disse bem o ex-ministro e governador Ciro Gomes sobre o presidente Bolsonaro: “ele comanda o avião em que todos estamos como passageiros. Sou obrigado a desejar que dê tudo certo”.

Repito a mesma afirmação, em relação à governadora Fátima Bezerra do RN.

Preocupam-me os resquícios de radicalismo político-ideológico, ainda no ar. A polarização PT e anti-PT enlouqueceu a direita radical, que considerava “esquerdinha petista”, quem não pensasse como ela e extremistas de esquerda rotulavam de “golpistas fascistas”, os que deles discordassem.

Ficaram mais perto da sensatez, aqueles que receberam epítetos de um lado e de outro.

De agora por diante, a palavra chave será “tolerância”.

Afinal, o que distingue a democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam poderem dizer “não”.

No atual momento nacional, um exemplo incontroverso de intolerância são as ácidas críticas ao embaixador Ernesto Araújo, indicado pelo Presidente Bolsonaro para o ministério das Relações Exteriores.

“Por que” tanta indignação do PT e aliados, quando se trata de Embaixador considerado competente pelos próprios colegas, afável no trato, tendo sido promovido e exercido funções importantes em governos petistas?

As restrições baseiam-se em posições pessoais assumidas por ele, contra a diretriz política do PT, antiglobalização e simpatia pelo presidente Trump.

Não se trata de concordar ou não com as ideias do novo ministro, mas sim repetir Voltaire:

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que disser, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”.

Quando presidi o PARLATINO (Parlamento Latino Americano) e a Comissão Mista do MERCOSUL no Congresso Nacional testemunhei o eficiente trabalho do Embaixador Ernesto Araújo.

Falta autoridade ao petismo para condenar a indicação presidencial do futuro ministro das Relações Exteriores.

Pela vivência que tive na chamada diplomacia-parlamentar, recordo que o PT adotou posições ultrarradicais na política externa brasileira, a partir de 2003. O “guru” ideológico do Presidente Lula, professor Marco Aurélio Garcia, durante treze anos, exerceu de “fato” o cargo de Ministro das Relações Exteriores.

O “titular” Celso Amorim “carimbava” as suas decisões.

Foi ele quem implantou a chamada diplomacia “ativa e altiva”, com apostas na América do Sul, África, palestinos e árabes, incluindo notórias ditaduras. A política externa passou a ser “ideológica” e “partidarizada”.

Sabe-se, inclusive, que existiam discordâncias internas no próprio governo. Em entrevista ao professor Dawisson Belém Lopes (Estado), o professor Marco Aurélio revelou um fato, que aproxima as posições atuais do Embaixador Ernesto Araújo ao deputado José Dirceu, à época chefe da Casa Civil.

Disse Marco Aurélio, que Dirceu “era muito pró-americano no começo do governo Lula” e chegou a sugerir que o embaixador americanista Rubens Barbosa fosse o Ministro de Relações Exteriores de Lula.

Somaram-se desastres na política externa petista. Um deles é a criação em 2008, da UNASUL (União de Nações Sul-Americanas) pelos ex-presidentes Lula, Hugo Chávez (Venezuela) e Nestor Kirchner (Argentina), com o único objetivo de “esvaziar” o PARLATINO.

Hoje restam escombros da tal UNASUL, além de casos de corrupção. Enquanto isso, o PARLATINO, instituição referendada por todos os países latino-americanos, funciona há mais de 50 anos, sem nunca ter ocorrido escândalo político-administrativo, incluindo-se a presidência exercida pelo autor do artigo (2002-2006).

Outra lamentável injustiça ocorreu com a demissão sumária do Ministério das Relações Exteriores, do embaixador Antonio Patriota, filho do jornalista e diplomata conterrâneo Antonio Patriota.

Ele foi vítima da “intolerante” política externa petista ao manifestar-se favorável ao asilo político do senador boliviano Roger Pinto. Dilma demitiu o ministro Antonio Patriota, para satisfazer Evo Morales, o ditador boliviano.

O PT, que fala tanto em democracia, precisa aprender que na política, jamais todos pensarão da mesma maneira. O Embaixador Ernesto Araújo exerce apenas o seu direito de pensar, como da mesma maneira no passado, o “conselheiro” Marco Aurélio Garcia conduziu a nossa política externa, voltado para alianças consideradas suspeitas, em várias partes do mundo.

Será que o embaixador Ernesto Araújo está impossibilitado de ser ministro, por discordar dessa orientação?

É o caso dizer: basta de tanta intolerância!

Confira também

  • Senadora Zenaide Maia participa do “RN do Futuro” com lançamento da pré-candidatura de Allyson Bezerra”

    A Senadora Zenaide Maia (PSD/RN) marcou presença e teve participação ativa neste sábado (07) no “RN do Futuro – Encontro Suprapartidário”, um evento para a articulação política e o planejamento estratégico do Rio Grande do Norte, além do anúncio oficial da pré-candidatura de Allyson Bezerra ao governo do Estado.

    Realizado na Praia Mar Arena (antigo Holiday Inn), em Natal, o encontro reuniu uma vasta gama de lideranças políticas, filiados, simpatizantes e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Estado.

    Com o objetivo de promover um diálogo construtivo, união e a edificação coletiva de ideias, o evento serviu como plataforma para solidificar a caminhada conjunta de partidos como PSD, MDB, União Brasil, Progressistas e Solidariedade. A iniciativa visa a construção de um projeto político sério, responsável e intrinsecamente ligado às necessidades e aspirações da população potiguar.

    Um dos momentos de maior destaque do “RN do Futuro” foi o lançamento oficial da pré-candidatura ao governo do Estado de Allyson Bezerra, atual e bem-sucedido prefeito de Mossoró. O anúncio reforça a proposta de renovação e união que o evento buscou consolidar, gerando grande expectativa entre os presentes e os partidos envolvidos, e selando uma importante aliança política, na qual Allyson Bezerra caminhará junto com a Senadora Zenaide Maia.

    A Senadora Zenaide Maia, figura de destaque na política nacional e potiguar, ressaltou a importância da convergência de esforços em prol de um futuro mais próspero para o Rio Grande do Norte. “Este é um momento histórico para o nosso estado. Ver tantos líderes, prefeitos, deputados e cidadãos engajados em um mesmo propósito, dialogando sobre o futuro que queremos construir, é inspirador. A união de forças políticas com ideais e programas voltados para o desenvolvimento social e econômico do RN é o caminho para superarmos os desafios e alcançarmos um patamar de excelência que nosso povo merece, e a pré-candidatura de Allyson é um passo fundamental nessa direção,” afirmou a Senadora.

    O “RN do Futuro” foi também uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se filiar ou aprofundar seu conhecimento sobre os princípios, programas e propósitos dos partidos envolvidos. A grande adesão e a presença massiva de autoridades políticas, incluindo dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças regionais, evidenciaram o sucesso do encontro e a crescente mobilização em torno da proposta suprapartidária.

    A lotação do local demonstrou o anseio da sociedade por um projeto político coeso e comprometido com as demandas estaduais.

  • Em encontro histórico, Allyson anuncia pré-candidatura ao Governo do RN com apoio de cinco partidos

    Os partidos União Brasil, MDB, Solidariedade, Progressistas e PSD lançaram neste sábado (7), em grande encontro político em Natal, o nome do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, como pré-candidato a Governador do Rio Grande do Norte. O anúncio aconteceu durante o evento “RN do Futuro”, que contou com a presença de lideranças de todas as regiões para discutir ideias, propostas e o planejamento conjunto das legendas, em uma demonstração de unidade e apoio ao nome de Allyson no cenário estadual.

    “Eu estou aqui hoje falando com o meu povo do Rio Grande do Norte olhando no olho do meu povo, com coragem de fazer muito mais do que aquilo que eu já fiz. Eu estou aqui porque acredito nos sonhos, tá aqui quem sabe sonhar, e quem acredita que com muito trabalho e coragem, podemos realizar grandes sonhos. Eu aceito o chamado, eu aceito a missão do meu povo. O projeto que nós apresentamos aqui é o projeto que levanta a bandeira do Rio Grande do Norte. Quem me conhece sabe, eu não faço gestão olhando pra dificuldades, eu faço gestão olhando para a solução”, destacou Allyson Bezerra.

    O encontro reforça a capacidade de articulação e diálogo de Allyson, que tem se consolidado como uma liderança capaz de reunir um amplo grupo em torno de um projeto estadual construído com participação, planejamento e escuta. Ao reunir, já na largada, cinco grandes partidos e lideranças de todo o estado, o “RN do Futuro” se apresenta como um movimento de convergência para pensar um RN mais moderno, eficiente e preparado para os desafios dos próximos anos.

    Participaram do evento representantes e dirigentes do União Brasil, MDB, Solidariedade, Progressistas e PSD, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas do estado. A proposta do “RN do Futuro” é abrir um ambiente de diálogo e escuta, reunindo forças diferentes em torno de uma agenda comum para pensar caminhos e prioridades para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

    Entre os presentes estiveram a senadora Zenaide Maia; os deputados federais João Maia, Benes Leocádio e Robinson Faria; e os deputados estaduais Hermano Morais, Nelter Queiroz e Galeno, e o ex-governador Garibaldi Alves.

    Também participaram os presidentes estaduais das legendas: o ex-senador José Agripino (União Brasil), o vice-governador Walter Alves (MDB), o ex-deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), além de Zenaide Maia (PSD) e João Maia, presidente do Progressistas no RN, e da diretora-tesoureira do União Brasil, Mila de Rueda.

    Com trajetória marcada por renovação e resultados, Allyson foi eleito deputado estadual em 2018 e, em 2020, venceu em Mossoró um grupo político que esteve no poder por mais de sete décadas. À frente da Prefeitura, construiu uma gestão reconhecida pelo trabalho e pelas entregas. Em 2024, foi reeleito com 113.221 votos, a maior votação da história do município. Agora, com o “RN do Futuro”, Allyson amplia o diálogo com forças políticas de diferentes campos e reforça que o planejamento do estado começa ouvindo as pessoas e unindo lideranças em torno de um caminho comum.

  • Prefeitura de Parnamirim capacita Guarda Municipal para fortalecer Ronda Escolar

    Buscando melhorar e fortalecer a segurança das unidades escolares, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), realizou na manhã desta sexta-feira (6) uma capacitação sobre Ronda Escolar com os agentes da Guarda Municipal de Parnamirim.

    A formação reuniu uma média de 120 agentes da Guarda Municipal e teve como objetivo aprimorar as práticas adotadas durante as ações de patrulhamento nas escolas, promovendo um ambiente mais seguro para estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar.

    A Ronda Escolar é uma ação estratégica que visa garantir a segurança no entorno e no interior das unidades de ensino, atuando de forma preventiva e integrada com a rede municipal de educação.

    Com a capacitação contínua dos agentes, a Prefeitura reforça o compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, além de contribuir para um ambiente escolar mais tranquilo e acolhedor.

  • MPRN realiza mutirão de reconhecimento de paternidade dia 28 de fevereiro

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irá realizar o primeiro mutirão do ano de 2026 do Projeto Pai Legal. O evento de reconhecimento de paternidade acontecerá no dia 28 de fevereiro, das 10h às 17h, no 1º piso do Shopping Midway Mall, com oferta gratuita de exames de DNA. A ação terá vagas limitadas e quem deseja garantir o atendimento pode fazer o agendamento via whatsapp (84) 99972-5249.

    O mutirão é destinado a crianças e adolescentes que foram registrados sem o nome do pai. Durante o atendimento, poderá ser feito o reconhecimento espontâneo, com a presença da mãe e do pai biológico da criança. Outra opção, consiste no reconhecimento via exame de DNA, caso o pai tenha dúvidas sobre a paternidade.

    Para a realização do exame de DNA, é preciso que estejam presentes o suposto pai e a criança ou adolescente para que seja colhido o material biológico de ambos. Nos casos em que o suposto pai não aceitar comparecer ao evento ou se submeter ao exame de DNA no ato do mutirão, será aberto um procedimento extrajudicial para acompanhar a necessidade da criança ou adolescente.

    Para ser atendido é preciso ter em mãos os seguintes documentos: Certidão de nascimento da criança ou do adolescente e identidade da genitora, além do endereço e telefone do suposto pai. Os dois últimos dados serão necessários para os casos em que não for possível o reconhecimento voluntário ou a coleta de material para exame.

  • Base Aérea de Natal testa lançamento de bombas do caça F-39 Gripen

    A Base Aérea de Natal sediou, nas últimas duas semanas, uma etapa decisiva do processo de desenvolvimento do caça F-39 Gripen. A aeronave passou por ensaios de separação segura de bombas, fase fundamental para a ampliação das capacidades de ataque ao solo do modelo que será utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

    Os testes fizeram parte da Operação Thor, realizada no Rio Grande do Norte, e tiveram como foco garantir que o armamento se desprenda de forma estável e previsível, sem riscos à aeronave ou ao piloto no momento da liberação.

    Segundo o coordenador da operação, coronel-aviador Alisson Henrique Vieira, o instante em que o piloto aciona o sistema de lançamento exige atenção máxima. “Há situações em que fenômenos aerodinâmicos podem interferir nesse processo e gerar riscos. Por isso, cada detalhe é analisado antes da validação para uso operacional”, explicou.

    Os ensaios foram feitos com a aeronave de matrícula 4100, pertencente ao Gripen Flight Test Center, em Gavião Peixoto, São Paulo. Parte dos voos foi conduzida pelo major-aviador Thiago Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que se tornou o primeiro piloto brasileiro a realizar lançamentos de bombas com o F-39 Gripen.

    De acordo com o coronel Alisson, apesar de os voos serem curtos, a complexidade técnica é elevada. “Há ajustes e configurações que fogem da rotina operacional, o que exige treinamento específico antes de cada missão”, afirmou.

    Os lançamentos foram monitorados em tempo real. No estande de tiro de Maxaranguape, uma equipe acompanhou a preparação dos alvos, a coordenação com a aeronave e o registro de imagens para análise do comportamento das bombas e do ponto de impacto.

    Encerrada na sexta-feira (6), a Operação Thor confirmou avanços importantes no programa Gripen. Para o chefe de Ensaios em Voo da Saab, Mikael Olsson, os resultados reforçam o protagonismo brasileiro no projeto. “Os dados mostram como a aeronave amplia significativamente a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira”, destacou.

    O F-39 Gripen deverá atuar, nos próximos anos, em missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento, consolidando-se como uma das principais plataformas de combate da FAB.

  • Trump publica vídeo ofensivo contra Barack e Michelle Obama e gera reação de democratas

    Donald Trump – Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na quinta-feira (5) um vídeo nas redes sociais que gerou forte repercussão política e críticas de lideranças democratas. O conteúdo associa o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama a imagens de macacos, em um trecho final da gravação.

    Divulgado na plataforma Truth Social, o vídeo tem cerca de um minuto e apresenta teorias conspiratórias sobre o sistema eleitoral norte-americano. Nos segundos finais, os rostos de Barack e Michelle aparecem sobrepostos a corpos de macacos, acompanhados da música The Lion Sleeps Tonight. Os Obamas não têm qualquer relação com as acusações feitas no vídeo.

    A publicação retoma alegações já desmentidas sobre suposta fraude nas eleições de 2020, envolvendo a empresa Dominion Voting Systems. Mesmo sem provas, o conteúdo alcançou milhares de interações nas primeiras horas após a divulgação.

    A reação veio rapidamente do Partido Democrata. O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou a publicação como “repugnante” e cobrou posicionamento público de lideranças republicanas. Newsom é visto como um possível candidato à Presidência em 2028 e é um dos principais críticos de Trump.

    Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, apoiou a candidata democrata Kamala Harris na eleição presidencial de 2024, disputada contra Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.