Confira também

  • Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o RN até sábado

    image
    Mapa do Inmet indica alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte. – Foto: Inmet

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte. O aviso é válido desta quarta-feira até as 10h do sábado 7 e indica acumulados de até 50 milímetros por dia em áreas do estado.

    O alerta é classificado como perigo potencial, identificado pela cor amarela, o primeiro de três níveis na escala de severidade do órgão. Os níveis superiores são perigo, na cor laranja, e grande perigo, na cor vermelha.

    De acordo com o Inmet, o aviso amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao longo do dia. Também há possibilidade de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Segundo o órgão, os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas são considerados baixos.

    Em situações de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evite o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

    Em caso de necessidade ou para obter mais informações, a recomendação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

  • PF deflagra operação contra núcleo de lavagem de dinheiro no RN

    A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5/2), a Operação Pleonexia II, com o objetivo de desarticular um núcleo responsável pela ocultação e pela dissimulação de bens e de valores vinculados a uma organização criminosa investigada por fraudes em investimentos.

    Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além de medidas judiciais de bloqueio de bens e de valores. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal e cumpridas em endereços localizados nos estados do Rio Grande do Norte, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

    A operação é um desdobramento de fase anterior da investigação, que apurou a atuação de uma organização criminosa envolvida na captação de recursos de investidores mediante promessas de rendimentos incompatíveis com o mercado, supostamente vinculadas à produção e à comercialização de energia. O aprofundamento das investigações permitiu a identificação de outros investigados responsáveis por operar e por auxiliar na lavagem de dinheiro do grupo.

    As apurações indicam que o esquema utilizava estruturas empresariais, negociações e contratos simulados para ocultar o patrimônio ilícito e reinserir os valores no mercado formal, inclusive por meio da aquisição e da revenda de bens de alto valor.

    Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos veículos, dispositivos eletrônicos, documentos e anotações, que serão submetidos à análise para aprofundar as investigações, para identificar outros envolvidos e para viabilizar o ressarcimento das vítimas. Os investigados poderão responder pelos crimes apurados no curso das investigações.

  • Santa Cruz recebe unidade móvel de oftalmologia para atender 21 municípios do RN

    Carreta do programa Agora Tem Especialistas começou a operar nesta quarta-feira (4) com a presença da governadora Fátima Bezerra

    Com dificuldades para enxergar à noite, a agricultora Alana Souza, de 25 anos, conta os dias para ter a visão desanuviada. Ela é uma dos 1,1 mil potiguares que serão atendidos com o início das atividades da Unidade Móvel de Oftalmologia do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que ocorre no município de Santa Cruz, voltado à ampliação do acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Alana, que mora na Zona Rural de Santa Cruz, espera que o serviço possa trazer o diagnóstico e o tratamento para os sintomas como ardência e a visão embaçada. “A chegada da carreta de saúde é uma oportunidade para a população local e de municípios vizinhos. É uma forma de garantir atendimento oftalmológico gratuito e de qualidade. Espero resolver minha visão turva e voltar a dirigir mais tranquila”, disse ela.

    A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além dos municípios, do Conselho Estadual de Saúde e do Grupo Condutor Estadual do programa.

    A abertura das atividades, que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra, ocorreu na unidade instalada no Centro Administrativo José Josias Bezerra, no Centro de Santa Cruz, e a carreta permanecerá por 45 dias, atendendo à população de 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi, que integram a 5ª Região de Saúde.

    Segundo a governadora Fátima Bezerra, o objetivo principal é zerar a fila de cirurgias de catarata nos 21 municípios das regiões do Trairi e do Potengi. Além das cirurgias, os pacientes terão acesso a consultas, exames e kits pós-cirúrgicos com colírio e óculos. “O objetivo é zerar a fila e trazer o atendimento que o nosso povo precisa”, afirmou a governadora.

    Com funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 17h, a carreta tem capacidade para realizar cerca de 150 atendimentos diários. “Além das cirurgias de catarata e consultas, a unidade móvel também vai realizar mapeamento de retina e ultrassom ocular. É de uma importância imensa o que estamos fazendo aqui hoje, porque a catarata é a principal causa de perda visual reversível no Brasil”, ressaltou Fátima Bezerra.

    O diretor do programa “Agora Tem Especialistas”, Rodrigo Oliveira, asseverou que o objetivo do programa é reduzir filas de espera e ampliar o acesso a serviços especializados, especialmente em regiões com menor oferta assistencial. O Rio Grande do Norte foi contemplado com uma das cinco únicas unidades móveis de oftalmologia existentes no país, dentro de um processo de distribuição escalonada que prioriza áreas com maior demanda reprimida.

    Rodrigo Oliveira explicou que a iniciativa atende a uma determinação do Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera no SUS. Ele lembrou que ação semelhante já foi realizada em Parnamirim com foco na saúde da mulher. “O foco é levar o atendimento para mais perto da população”, ressaltou.

    O superintendente do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões, pontuou que a carreta de oftalmologia é a quinta unidade deste tipo instalada no Brasil e a primeira a operar no Rio Grande do Norte. O foco da gestão é aproximar os serviços médicos da população e reduzir o tempo de espera por especialistas.

    Ele também ressaltou a importância da mobilização dos prefeitos e secretários dos municípios. Os pacientes já estão cadastrados no sistema do SUS e aguardam a regulação para realizar os procedimentos.

    A prefeita de Santa Cruz, Aninha de Cleide, destacou que a cidade se consolidou como um polo de saúde na região. Ela ressaltou as parcerias com a universidade e com a Maternidade Ana Bezerra para destravar gargalos no atendimento. De acordo com ela, a chegada do equipamento coroa o trabalho realizado pela secretaria municipal da pasta. “Durante 45 dias, essa carreta irá atender pacientes de Santa Cruz, Japi, São Bento do Trairi, Jaçanã, Campo Redondo, Tangará, São José do Campestre, São Paulo do Potengi e Bom Jesus”, comemorou.

    O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, aponta que Santa Cruz registrou um expressivo incremento financeiro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com repasses saltando de R$ 16,1 milhões em 2022 para R$ 35,3 milhões em 2025, um crescimento de 118,5%. O montante subsidia uma estrutura que dispõe de 111 leitos SUS e nove Unidades Básicas de Saúde (UBS).

    Alexandre Motta apresentou um balanço dos avanços no sistema de saúde do Rio Grande do Norte ao longo dos últimos oito anos. Ele destacou que o estado dobrou a oferta de serviços essenciais nos últimos sete anos. “Em 2018, a rede estadual possuía cerca de 170 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Atualmente, o estado conta com mais de 300 leitos ativos para o atendimento da população”, detalhou.

    Ele comentou ainda que o volume de cirurgias eletivas (procedimentos programados que não são de urgência) também apresentou crescimento significativo. O número saltou de 50 mil cirurgias anuais em 2018 para aproximadamente 100 mil procedimentos em 2025.

    Além dos já citados, participaram da solenidade o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier; o secretário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; os prefeitos Simone Silva (Japi), Nildo Galdino (Lagoa de Velhos), Riane Guedes (Jaçanã), Raniere Moura (Ruy Barbosa), Eribaldo Lima (São José do Campestre) e Eugênio Pacelli (São Paulo do Potengi); Milena Tomaz, coordenadora da Agência de Apoio ao SUS; e Dailva Bezerra, secretária de Saúde de Santa Cruz; além de secretários

    Aniversário do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN)

    Antes de seguir para a agenda da carreta Agora Tem Especialistas, a governadora Fátima Bezerra visitou o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN). Em sua fala, a governadora relembrou sua trajetória de luta pela saúde pública e pela educação, e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do SUS: “Estar aqui no Ana Bezerra é também lembrar minha própria história de luta. Sempre defendi a universalização dos hospitais e do acesso à saúde; celebrar os 74 anos do Ana Bezerra é celebrar a confiança e a esperança de que estamos no rumo certo. Fiz questão de vir hoje para celebrar com vocês e para dizer o quanto é uma honra fazer parte desta história”, afirmou.

    Fátima destacou ainda que a visita marcou o lançamento de mais uma iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, com a chegada de uma unidade móvel voltada à oftalmologia, reforçando: “Queremos fazer o SUS chegar à porta das pessoas e zerar a fila de cirurgias de catarata no país, o que é um sonho nosso e do presidente Lula”. A governadora ressaltou a parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios como base deste avanço, e anunciou que mais um passo importante será dado com o fortalecimento do HU de Caicó, no Seridó.

    O Hospital Universitário Ana Bezerra, gerido pela Rede Ebserh, consolidou-se como referência nacional ao ser incluído no ranking dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. “O HUAB é premiado especialmente por suas práticas de parto humanizado e pelo cuidado especializado à gestante e ao recém-nascido”, disse a governadora Fátima Bezerra.

  • Prefeitura abre inscrições para o Residencial Parnamirim II em Parnamirim

    A Prefeitura de Parnamirim informa que estarão abertas, de 6 de fevereiro a 3 de março, as inscrições para o Residencial Parnamirim II, novo empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias que desejam conquistar a casa própria.

    O empreendimento será localizado no bairro Passagem de Areia e contará com 6 torres, totalizando 192 apartamentos. As unidades habitacionais terão sala, cozinha, área de serviço, banheiro, dois quartos e varanda, oferecendo mais conforto e qualidade de vida às famílias beneficiadas.

    As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente online, por meio do site:

    http://habitacao.parnamirim.rn.gov.br

    É de inteira responsabilidade do candidato a veracidade das informações prestadas no momento do cadastro. Informações incorretas ou inconsistentes poderão resultar na desclassificação.

    QUEM PODE SE INSCREVER:

    Para participar do processo de seleção, é necessário atender aos seguintes requisitos:

    • Possuir Cadastro Único (CadÚnico) e Número de Identificação Social (NIS) atualizados, como responsável familiar, no município de Parnamirim/RN, antes do início do período de inscrições;

    • Residir no município de Parnamirim/RN;

    • Ter 18 anos ou mais, ou ser legalmente emancipado;

    • Não possuir imóvel* em seu nome;

    • Ter renda bruta familiar mensal de até R$ 2.850,00.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

    No ato da inscrição, deverão ser apresentados, no mínimo, os seguintes documentos:

    • Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional ou Passaporte);

    CPF;

    Documento que comprove o estado civil:

    • Solteiro(a): certidão de nascimento;

    • Casado(a): certidão de casamento;

    • Divorciado(a): certidão de casamento com averbação do divórcio;

    • Viúvo(a): certidão de óbito do cônjuge e certidão de casamento;

    • Comprovante de residência atualizado, compatível com as informações do CadÚnico;

    • Em caso de existência de pessoa com deficiência na composição familiar, laudo médico atualizado, contendo a descrição da deficiência e o respectivo CID;

    • Carteira de Trabalho Digital, em formato PDF;

    • Comprovantes de renda, como os últimos seis contracheques, quando houver;

    • Comprovante de inscrição no CadÚnico, contendo a mesma composição familiar informada no cadastro.

    ATENDIMENTO E ESCLARECIMENTOS:

    Durante o período de inscrições, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF) estará disponível para prestar informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, localizada na Avenida Brigadeiro Everaldo Breves, nº 353.

  • Bombeiros apoia missão aeromédica de criança em operação interestadual

    O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) prestou apoio logístico, nesta quarta-feira (4), a uma missão aeromédica de alta complexidade, após solicitação do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ao Comando Operacional.

    A missão teve como finalidade viabilizar a transferência inter-hospitalar de uma paciente de 8 anos para a realização de transplante hepático, diante da indisponibilidade de recursos adequados na unidade de origem para o manejo cirúrgico especializado. A remoção ocorreu do Hospital Varela Santiago, em Natal/RN, com destino à Santa Casa de Porto Alegre/RS, referência nacional em transplantes hepáticos pediátricos.

    Para garantir a segurança e a agilidade da operação, o CBMRN disponibilizou uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma viatura operacional, assegurando o transporte da equipe médica e dos tripulantes da aeronave envolvidos na missão.

    A atuação integrada entre as corporações reforça o compromisso das instituições com a preservação da vida, a cooperação interestadual e a pronta resposta em ocorrências que demandam elevado nível de coordenação técnica e operacional.

  • Mais de 25 milhões poderão consultar abono salarial de 2026 a partir desta quinta-feira

    Carteira de trabalho — Foto: Reprodução

    Mais de 25,4 milhões de trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial de 2026, referente ao ano-base 2024. A verificação pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal GOV.BR.

    Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, os pagamentos somam R$ 32,3 bilhões. As informações disponíveis incluem valor do benefício, banco responsável e data do pagamento.

    O primeiro lote será liberado em 16 de fevereiro, contemplando trabalhadores nascidos em janeiro. Serão pagos R$ 2,5 bilhões, sendo R$ 2,29 bilhões para 1,8 milhão de trabalhadores da iniciativa privada inscritos no PIS, pela Caixa Econômica Federal, e R$ 301,9 milhões para 217,2 mil servidores públicos inscritos no PASEP, pagos pelo Banco do Brasil.

    O valor do abono varia entre R$ 136 e R$ 1.621, conforme o número de meses trabalhados em 2024.

    Têm direito ao benefício trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que tenham recebido até R$ 2.766 de média salarial mensal, trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base e com dados corretamente informados pelo empregador no eSocial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.