Programas federais e pauta municipalista são debatidos na Ação Municipalista no RN

Centenas de gestores das regiões agreste, potengi e seridó participaram esta semana dos encontros Ação Municipalista no Rio Grande do Norte. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, e já foi realizado nas cidades de Goianinha, São Paulo do Potengi e Currais Novos. A Ação Municipalista também conta com o apoio das Prefeituras dos municípios onde ocorrem os eventos, além das associações regionais de municípios.

Os eventos têm reunido gestores das áreas executiva e legislativa, entre Prefeitos, secretários, assessores, vereadores e deputados. O encontro de Goianinha contou com a presença do deputado estadual Dison Lisboa (PSD), e o evento em São Paulo do Potengi foi prestigiado pela deputada estudual Márcia Maia (PSDB). Em Currais Novos, o evento também contou com a presença do 1º Secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Prefeito de Santana do Seridó, Hudson Brito.

O atual Presidente da FEMURN e Prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, comemora o sucesso na realização do evento: “Este é um evento para toda a sociedade. Abordar os avanços da pauta municipalista e poder orientar os gestores é algo de fundamental importância. A FEMURN e a CNM reconhecem essa necessidade de irmos ao encontro dos Prefeitos, e estamos intensificando estas capacitações nas regiões permitindo que os gestores que participam tenham um melhor aproveitamento das pautas abordadas”, disse Naldinho.

Segundo ele, a presença de gestores de todos os municípios têm fortalecido os encontros: “Estamos satisfeitos. Todos os encontros já realizados têm contado com grande presença de representantes de praticamente todas as cidades, e até mesmo de deputados estaduais. Isso só fortalece ainda mais o nosso movimento, e consolida nossas pautas. Agradecemos o apoio das prefeituras e das associações regionais e nos comprometemos a realizar novos encontros com temas que contribuam com a capacitação dos gestores”, afirmou.

Na próxima semana, os encontros serão realizados em Mossoró, no dia 09, em Pau dos Ferros, no dia 10, e em Extremoz, no dia 13, reunindo gestores das regiões oeste, alto oeste, e grande Natal, respectivamente. O encontro desta sexta, 06, que seria realizado em Lajes, foi transferido para Assú a pedido dos prefeitos da região central. Porém, devido o ponto facultativo pelo jogo da Seleção Brasileira, o encontro foi adiado e ainda não tem data para acontecer.

Nos encontros, Os participantes têm a oportunidade de apresentar seus desafios e também recebem dicas para viabilizar o dia a dia da gestão. Dentre as novas plataformas disponibilizadas pela CNM e apresentadas no evento, o CiDados ganha destaque por viabilizar um panorama dos recursos recebidos pelos Municípios. A Ação Municipalista aborda temas atuais e importantes para a gestão local, como: Projeto Integração Local para Reinserção do Usuário de Drogas (Reinserir), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); ‘Fake News’; Condutas Vedadas; e Consórcios Públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.