janeiro 2026

Ivan Baron anuncia pré-candidatura a deputado estadual no RN

 

Ivan

O ativista e comunicador Ivan Baron anunciou, nesta sexta-feira (2), por meio das redes sociais, sua pré-candidatura a deputado estadual do Rio Grande do Norte. A proposta política apresentada tem foco na inclusão social, no fortalecimento da democracia e no enfrentamento dos extremismos.

Conhecido nacionalmente pela atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Ivan ganhou projeção ao participar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023. Ele afirma, no entanto, que a decisão de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa vai além do simbolismo e busca ampliar a representatividade no Legislativo potiguar.

“Quero levar para a Assembleia uma política que una, não que divida. Inclusão precisa ser prática, com políticas públicas que funcionem para quem sempre ficou à margem”, afirmou.

Ivan também confirmou que irá se filiar ao Partido Verde (PV) no próximo dia 17 de janeiro, durante evento da sigla no estado, que também contará com a filiação do deputado estadual Dr. Bernardo. Segundo ele, a escolha pelo PV está alinhada a valores como justiça social, sustentabilidade e inclusão.

Pessoa com deficiência, Ivan Baron destaca que sua trajetória como influenciador e ativista, com atuação em campanhas, palestras e espaços institucionais, será a base para contribuir com o debate e a formulação de políticas públicas no âmbito estadual.

PF prende Filipe Martins após decisão de Moraes por descumprimento de cautelares

Congresso Nacional/
Foto: Rodolfo Stuckert

A Polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira (2), Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Ponta Grossa (PR). Ele cumpria prisão domiciliar desde o último sábado (27) e foi condenado a 21 anos de prisão por participação na trama golpista.

A prisão preventiva foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que apontou descumprimento de medidas cautelares, especialmente a proibição de uso de redes sociais. Para o magistrado, a conduta demonstra “desprezo pelas decisões judiciais e pelo sistema jurídico”.

Defesa nega irregularidades

Em vídeo divulgado após a prisão, o advogado Jeffrey Chiquini negou qualquer descumprimento. Segundo ele, Martins vinha cumprindo as determinações “de forma exemplar” e nunca teria sido advertido pela Justiça. A defesa sustenta que a prisão representa o início do cumprimento da pena e classificou a decisão como perseguição.

Vereador Matheus Faustino anuncia pré-candidatura a deputado federal em 2026

O cenário político do Rio Grande do Norte ganhou um novo movimento nesta quinta-feira (1º). Vereador em Natal, Matheus Faustino confirmou, por meio das redes sociais, que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados Federais nas eleições de 2026.

Em seu primeiro mandato e com pouco mais de um ano de atuação no Legislativo municipal, Faustino passou a ganhar visibilidade após participar de pautas que tiveram forte repercussão pública. Entre elas, a atuação na CEI das Invasões, o pedido de cassação do mandato da vereadora Brisa (PT) e ações de fiscalização em unidades de saúde da capital, como hospitais, UPAs e UBSs.

As iniciativas renderam debates, críticas e apoio, ampliando a presença do vereador nas redes sociais e em levantamentos de intenção de voto no estado.

Fonte: 98 FM