
A coloração avermelhada da água observada entre as praias do Golfinho e de Cacimbinhas, em Pipa (RN), tem chamado a atenção de moradores e turistas nos últimos dias. Imagens e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o mar com tons incomuns, levantando dúvidas sobre possíveis alterações ambientais na região.
No vídeo é possível ver a tonalidade avermelhada das águas, e os órgãos ambientais acompanham o caso de perto para identificar as causas do fenômeno. Até o momento veja as possíveis causas:
De acordo com especialistas, a alteração pode estar relacionada à chamada “maré vermelha”, fenômeno natural provocado pela proliferação de microalgas marinhas, como dinoflagelados e cianobactérias. O crescimento exagerado desses organismos pode ocorrer em situações de:
- Aumento da temperatura da água
- Maior concentração de nutrientes
- Baixa circulação das correntes marinhas
Embora seja um processo natural, em alguns casos a proliferação dessas algas pode liberar toxinas ou reduzir o oxigênio da água, afetando peixes e outros organismos marinhos.
Por precaução, especialistas recomendam que banhistas evitem o contato direto com a água caso percebam cheiro forte, presença de espuma anormal ou peixes mortos na faixa costeira.
