RN inicia vacinação contra Mpox para pessoas com HIV e baixa imunidade

Vacinação (Foto: Alex Régis)

A Secretaria de Estado da Saúde Pública está convocando, em parceria com os municípios potiguares, grupos específicos de pessoas para a vacinação contra a Mpox. O Rio Grande do Norte recebeu um lote do Ministério da Saúde que será voltado prioritariamente a pessoas maiores de idade vivendo com HIV/AIDS e que tenham a contagem de linfócitos T CD4 inferior a 100 células nos últimos seis meses.

A orientação é de que o grupo procure o serviço de assistência especializada (SAE) em que é atendido para ter as informações sobre a data da vacinação. De acordo com o levantamento mais recente, 127 estão cadastradas nos SAE com essas condições, sendo 64 no Hospital Giselda Trigueiro (Natal), 26 no Hospital Rafael Fernandes (Mossoró), 25 em Natal e os demais em Parnamirim (5), São José de Mipibu (1), Caicó (2), Hospital Regional Aluízio Bezerra-Santa Cruz (1), São Paulo do Potengi (1) Centro de Pesquisa Anita Garibaldi-Macaíba (1).

A estratégia da vacinação é voltada para a pré-exposição ao vírus e tem como objetivo a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do atual contexto de transmissão observada no Brasil.

O esquema de priorização se dá pela característica da vacina Mpox, que é administrada em duas doses, que após descongelamento só pode ser utilizada por 28 dias. Para evitar a perda de vacinas, a partir do 16° dia após o descongelamento deverá ser ampliado o público para pessoas vivendo com HIV/AIDS com a contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células – que são 209 cadastradas nos SAEs -, usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) e profissionais de laboratórios que trabalham diretamente com o vírus causador da Mpox.

A medida é voltada a atender uma determinação do Ministério da Saúde, que através do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) realizou a compra de 25 mil doses da vacina contra a Mpox em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), apesar da limitação de doses disponíveis no mundo.

Acesse aqui a Nota Técnica sobre a operacionalização da vacinação contra a Mpox varíola Símia (atenuada) no estado do Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.