TCE-RN conclui ciclo de encontros regionais com gestores públicos municipais

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) concluiu nesta quarta-feira (23), em Natal, o ciclo 2025 dos Encontros Regionais com Gestores Públicos Municipais. A iniciativa, promovida por meio da Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira, contou com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e da Federação das Câmaras Municipais (FECAM/RN).

Ao longo da jornada, o evento passou por seis polos regionais: Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró, Santa Cruz, Assú e, por fim, Natal. Mais de 1.300 participantes, entre prefeitos, vereadores, técnicos e servidores públicos de cerca de 120 municípios, estiveram presentes nos encontros, que tiveram como principal objetivo promover a qualificação técnica e a aproximação entre o TCE e os gestores municipais.

Durante a abertura do evento na capital potiguar, o presidente do TCE-RN, conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, destacou o papel educativo da ação, que vai além da fiscalização. Segundo ele, o Tribunal busca ser um parceiro dos municípios, ajudando a prevenir erros e a aprimorar a gestão pública, com foco na entrega de melhores serviços à população do Rio Grande do Norte.

O presidente da FEMURN, Babá Pereira, ressaltou a importância da parceria com o Tribunal de Contas, especialmente diante da necessidade de qualificação dos servidores municipais. Para ele, muitos erros administrativos decorrem da falta de conhecimento técnico, o que torna iniciativas como os Encontros Regionais fundamentais para a melhoria da gestão pública local.

Além do presidente do TCE-RN, estiveram presentes na abertura o conselheiro George Soares, diretor da Escola de Contas; o presidente da FECAM/RN e da Câmara Municipal de Natal, Érico Jácome; o conselheiro ouvidor, Paulo Roberto Alves; o presidente da Primeira Câmara do TCE, Poti Júnior; o procurador do Ministério Público de Contas, Luciano Silva Costa Ramos; o secretário de Administração de Natal, Brenno Queiroga; e a controladora geral do TRE-RN, Luciana Daltro.

A programação do encontro em Natal contou com uma série de palestras e oficinas técnicas voltadas a temas centrais da administração pública, como o uso da inteligência artificial, emendas parlamentares, consensualidade na gestão, desafios da educação pública, avaliação de políticas públicas, prestação de contas e regimes próprios de previdência social (RPPS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.