O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu, na última segunda-feira (21), três ocorrências de incêndio na região do Seridó. Os casos foram registrados nos municípios de Cruzeta e Caicó e envolveram focos em vegetação e também em uma queijaria.
A primeira ocorrência aconteceu em Cruzeta, onde um incêndio atingiu um amontoado de lenha utilizado na caldeira de uma queijeira. De acordo com os bombeiros, o fogo teve início após um curto-circuito na rede elétrica da Companhia Energética do RN (Cosern), que provocou a queda de um cabo energizado sobre o material inflamável.
Como o fio ainda estava energizado, a guarnição utilizou pacotes de água — técnica apropriada para esse tipo de situação — e criou um aceiro em volta da área, impedindo a propagação das chamas. O combate direto só foi possível após a equipe técnica da Cosern desligar a energia. Com a área segura, o fogo foi totalmente controlado.
Outras duas ocorrências aconteceram em Caicó. A primeira foi registrada em um terreno baldio que, tomado pelas chamas, gerava intensa fumaça e ameaçava casas e estabelecimentos comerciais próximos. Já a segunda mobilização ocorreu no bairro Castelo Branco, nas proximidades da Escola das Aldeias, onde o fogo consumia restos de podas de árvores.
Em ambos os casos, os bombeiros utilizaram técnicas de combate a incêndios florestais para controlar as chamas e realizaram o rescaldo das áreas, evitando a reignição.
O CBMRN reforça a importância de acionar a corporação imediatamente pelo número 193 diante de qualquer princípio de incêndio, seja em áreas urbanas, vegetadas ou industriais