
A Arquidiocese de Natal divulgou um comunicado alertando os fiéis e a população em geral sobre a circulação de um vídeo falso que utiliza Inteligência Artificial para simular a voz e a imagem do Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso. No conteúdo forjado, o religioso aparece pedindo ajuda financeira para o tratamento de uma criança.
Segundo a Arquidiocese, o vídeo não foi produzido nem autorizado por Dom João, e o caso citado é falso. A criança mencionada no apelo, de fato, existiu, mas morreu há seis anos na Inglaterra. “Reforçamos que o vídeo em questão é falso e que não foi produzido e nem autorizado por Dom João. Quaisquer campanhas ou ações solidárias da Arquidiocese são veiculadas apenas em nossos canais oficiais (site e redes sociais)”, diz a nota.
A instituição religiosa pediu atenção redobrada à disseminação de conteúdos enganosos, principalmente aqueles que utilizam a imagem de autoridades e apelos emocionais para enganar o público. O vídeo estaria sendo compartilhado por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.
A Arquidiocese também orienta que casos semelhantes ou outras situações suspeitas sejam comunicados ao Setor de Comunicação, por meio do e-mail: [email protected].