Polícia Penal realiza operação de fiscalização de tornozelados na região Potengi

Policiais penais da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), com apoio da Polícia Civil, deflagraram na manhã desta quinta-feira (1), no Agreste Potiguar, uma operação de fiscalização dos detentos do regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas na região. Foram fiscalizados 20 tornozelados.

A ação se concentrou nos municípios de São Tomé, São Paulo do Potengi e São Pedro. Segundo a CEME, as irregularidades detectadas serão comunicadas ao judiciário. Foram identificados um caso de violação do domicílio no período noturno, uma mudança de endereço sem autorização judicial e uma evasão com equipamento descarregado.

Todos os tornozelados são monitorados em tempo real. A tornozeleira eletrônica é um importante instrumento de alternativa penal e de reinserção dos apenados de forma progressiva ao meio social. Ações de fiscalização são realizadas com frequência pela CEME.

O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, explica que a fiscalização do cumprimento das medidas diversas da prisão é uma competência da Polícia Penal.

O delegado regional de São Paulo do Potengi, Rafael Câmara, ressaltou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança. “A fiscalização tem um efeito pedagógico, porque confirma a que as instituições estão atentas ao cumprimento da execução penal”, disse.

Participaram da ação cerca de 30 operadores da Segurança Pública, incluindo o Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC). O RN tem 3.340 pessoas monitoradas eletronicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.