O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) comemorou, no sábado, dia 2 de outubro, dez anos de existência. Em relação à data, o Campus tem realizado atividades e mobilizações voltadas para o aniversário da instituição. Em 27 de outubro, foi realizada uma cerimônia no Campus, que compôs o encerramento da Semana de Arte, Desporto e Cultura (Semadec).
De acordo com o diretor-geral do Campus, Renato Dantas, poder celebrar esse feito, reflete na consolidação do IFRN na região: “O Instituto como um todo está muito adaptado à região, o IFRN é uma instituição que trabalha em rede e tem uma identidade muito particular em cada região. Cada Campus acaba absorvendo um pouco o DNA da região, e, hoje, o DNA do Potengi faz parte da nossa rotina. Para o futuro, as metas são de internacionalização, de pós-graduação, de especialização e ampliar as ofertas já existentes. Hoje a instituição oferece à comunidade um espaço estruturado e que tem um diálogo muito aberto com a sociedade. Isso nos deixa muito felizes”, disse o gestor.
Participação Popular
Em 28 de novembro foi realizada, no município de Bom Jesus, uma audiência pública em alusão ao aniversário e os desafios para o futuro do Campus; já no dia 29 do mesmo mês, foi a vez da cidade de São Tomé realizar a atividade; em 8 de dezembro também será realizada uma ação no município de São Paulo do Potengi. As audiências visam aproximar as gestões municipais e a comunidade do Campus.
Uma década de excelência e transformação
Quem trabalha no dia a dia da instituição relata o crescimento e o impacto que o Campus, trouxe para a localidade, como é o caso de Thiago Araújo, diretor de Administração da Unidade de Ensino: “A gente celebra uma década de dedicação, crescimento e transformação que tem se destacado como referência na formação de profissionais de excelência. O IFRN tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento da região, capacitando estudantes e preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Por meio de uma educação de qualidade, integrada à pesquisa e à extensão, o Campus tem contribuído para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o progresso da sociedade”, destacou o servidor.
Pesquisa e Reconhecimento
“O IFRN vem se destacando em diversas áreas do conhecimento, oferecendo cursos técnicos nas áreas de meio ambiente, edificações e informática para internet, superior com a licenciatura em matemática, nota 4 na última avaliação do Ministério da Educação (MEC) e de pós-graduação em linguagem. A gente tem parcerias com instituições estrangeiras que aliam um conhecimento internacional no currículo de nossos estudantes. Além disso, o Campus tem desempenhado um papel fundamental no fomento à pesquisa e à inovação, estimulando a produção científica e tecnológica entre alunos e professores. Os projetos desenvolvidos têm contribuído para a solução de problemas locais e regionais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Somos o único Campus do Estado com representação na final do Solve for tomorrow, obtendo destaque na premiação com projeto que reutiliza materiais de construção que seriam descartados no meio ambiente”, avaliou o diretor acadêmico do Campus, Carlos Henrique.