Nova Cruz e São Paulo do Potengi contarão com 400 novas vagas gratuitas a partir de 2024, com edital publicado no dia 18/10
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) ampliará a atuação de suas escolas no estado, ofertando até 400 vagas gratuitas para 2024, no Ensino Fundamental Anos Iniciais, do 1º ao 4º, nas cidades de Nova Cruz e São Paulo do Potengi. O edital será publicado no dia 18 de outubro, no site sescrn.com.br, com detalhes necessários para a matrícula dos futuros alunos, como faixa etária, renda, perfil social e regras para participar da seleção.
Para o presidente do Sistema Fecomérico RN, Marcelo Queiroz, a ampliação do Ensino Fundamental nessas cidades com unidades do Sesc representa a realização de um desejo de muitas pessoas. “Há anos que ouvimos esse pedido e agora estamos podendo atender, levando para Nova Cruz e São Paulo do Potengi um ensino de qualidade, gratuito e ainda fornecer fardamento e material escolar a esses alunos”, diz.
O edital será lançado para convidados, na terça-feira, 17, às 14 horas, em São Paulo do Potengi, e às 19h, em Nova Cruz, onde também acontecerá a doação de 98 óculos pelo projeto “Ver com Saúde” aos alunos desta unidade.
As vagas gratuitas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais serão disponibilizadas por meio do Programa de Comprometimento de Gratuidade (PCG), portanto, os interessados devem atender alguns critérios, como serem dependente de comerciário credenciado ao Sesc e ser oriundos de escola pública.
Diante de tantas reclamações e mensagens recebidas pela nossa redação, entramos em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN, para obter informações sobre a constante falta de água em nosso município.
Obtemos a seguinte resposta:
“A Caern informou que uma empresa que presta serviço a Prefeitura de São Paulo do Potengi danificou a rede de água e não reportou o ocorrido à Companhia. A equipe da Caern conseguiu identificar o dano na manhã desta terça-feira (17), concluiu o serviço no início da tarde de hoje e já iniciou o envio de água para a cidade. A previsão é normalizar o abastecimento da cidade em 48 horas.”
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia na nesta quarta-feira (18) mais uma etapa do Programa CNH Popular, dessa vez com a entrega e conferência da documentação comprobatória dos contemplados com o benefício concedido pelo Governo do Estado. A lista com os nomes dos selecionados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (17), e está disponível em www.detran.rn.gov.br.
A documentação deve ser entregue de 18 de outubro até o dia 17 de novembro deste ano em qualquer unidade do Detran, mediante agendamento. Para agendar a entrega da documentação, o candidato deverá entrar no Portal de Serviços (portal.detran.rn.gov.br), fazer o cadastro (caso não o tenha), entrar com login e senha, clicar em “Agendamentos” e, por fim, selecionar o ícone “Entrega Documentos CNH Popular”, escolhendo dia, hora e local de entrega. É importante levar a guia de agendamento para entrar na unidade do Detran no dia marcado.
A Análise Documental acontecerá de 20 de novembro a 22 de dezembro deste ano e o Resultado Final será divulgado dia 27 de dezembro deste ano. O telefone de contato para tirar outras dúvidas sobre o Programa CNH Popular é o (84) 99807.7173, disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.
A lista publicada no Diário Oficial traz os contemplados nas seguintes categorias: 500 para Primeira Habilitação Categoria “A”, 350 para Primeira Habilitação Categoria “B”, 50 para Mudança de Categoria “C”, 50 vagas para Mudança de Categoria “D” e 50 para Mudança de Categoria “E”. Havendo vagas remanescentes o Departamento Estadual de Trânsito publicará portaria de convocação dos classificados, seguindo os critérios técnicos previstos no decreto nº 30.277, de 15 de dezembro de 2020.
A relação dos documentos que devem ser apresentados segue o que determina o edital do programa, as originais e fotocópias dos seguintes documentos: RG; CPF; Certidão de Nascimento dos filhos ou menores de quem possua guarda, tutela ou curatela; Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, se houver; Comprovante de residência ou domicílio no Estado do RN, nos últimos 12 meses anteriores ao requerimento do benefício; comprovante válido de participação no Programa Bolsa Família e/ou declaração de órgão competente que comprove a participação no Bolsa Família, além de beneficiários de outros programas assistenciais enquadráveis em situações similares e previstos em Lei; Declaração de renda familiar; e Declaração, a próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação. Comprovante de Inscrição (impresso no mesmo botão onde realizou a inscrição https://cnhpopular.detran.rn.gov.br/); Termo de Responsabilidade sobre as informações prestadas na inscrição, assinada no ato da comprovação; e Declaração de conhecimento e concordância de todas as condições de participação do programa CNH Popular.
O senador Rogério Marinho (PL) se manifestou através das redes sociais acerca da movimentação do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), para o lado da esquerda após as declarações de apoio ao Governo Lula no lançamento do PAC 3 nesta última segunda-feira (16), que contou com as presenças dos ministros Rui Costa (PT) e Renan Filho (MDB).
Em publicação no X (antigo Twitter), Marinho afirmou que as “máscaras estão caindo por pragmatismo, cálculo político e conveniência” acerca da notícia que o gestor da capital potiguar “vermelhou” virando a casaca prometendo ajudar o atual governo, o qual foi contrário nas últimas eleições, apoiando a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).
“Enquanto isso no Rio Grande do Norte, máscaras vão caindo por pragmatismo, cálculo político e conveniência. O posicionamento recente é relativizado em função do resultado. Os fins justificam os meios utilizados para se chegar ao objetivo. A coerência se torna um mero detalhe. Padrão PT”, afirmou o líder da oposição no Senado Federal.
Enquanto isso no RN. Máscaras vão caindo por pragmatismo,cálculo político e conveniência.O posicionamento recente é relativizado em função do resultado.Os fins justificam os meios utilizados p se chegar ao objetivo.A coerência se torna um mero detalhe.Padrão PT pic.twitter.com/edu0to2l2C
Quem desconfiava que o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicano), estava caminhando para a base do Governo Lula e da “esquerda”, após participar integralmente dos candidatos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022, depois desta segunda-feira (16), passou a ter certeza.
Isso porque, na frente de ministros de Lula, Álvaro Dias destacou que o partido está na base do Governo e se colocou a disposição para ajudar no “projeto” para o País.
Nesta segunda-feira (16), os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e Transportes, Renan Filho, estiveram em Natal para divulgar a inclusão de obras para o PAC no Rio Grande do Norte. Segundo Rui Costa, foram incluídos todos os projetos pedidos pelos Governo do RN, sem citar se havia orçamento para isso.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) assinou, nesta segunda-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM-RN). O presidente da FIERN, Amaro Sales, junto ao diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e gestores executivos do Sistema FIERN, recebeu o presidente da FECAM-RN, Wolney França, e diretores da instituição.
O acordo firmado entre as federações é ancorado no Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, mas também prevê ações conjuntas às quatro casas do Sistema Indústria — FIERN, SENAI, SESI e IEL. A parceria vai possibilitar a troca de dados e informações entre as instituições para a tomada de decisões.
“O Mais RN é um instrumento importantíssimo para o estado. A partir dele dialogamos com toda a sociedade e construímos o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN. “Essa parceria com a FECAM-RN é mais um passo nessa construção e vai auxiliar os presidentes do Poder Legislativo de todos os municípios na tomada de decisões, com dados e informações sobre a economia”, acrescenta Amaro.
O diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN destacou que o Observatório da Indústria pode contribuir para os municípios desenvolverem as vocações produtivas e estabelecerem planos de ação. “Um tema muito importante para os municípios é a reforma tributária, que pretende encerrar a guerra fiscal e vai fazer valer a vocação de cada município. Por isso, é preciso identificar essas aptidões para trabalhar a mão de obra qualificada dentro dessa capacidade”, aponta Serquiz.
Já o presidente da FECAM-RN agradeceu pela oportunidade de firmar a parceria junto à FIERN e afirmou que o acordo vai trazer benefícios para os municípios potiguares. “Todas as 167 câmaras municipais do Rio Grande do Norte são associadas à federação e o interesse é comum pelo desenvolvimento. Tenho certeza que essa parceria vai ser de grande valia para nossas câmaras”, avalia Wolney.
O Observatório da Indústria Mais RN trabalha frequentemente com o firmamento de ACTs com diversas instituições do estado para o intercâmbio de dados e informações estratégicas. Os documentos são uma forma de proteger e garantir que as informações se mantenham íntegras e resguardadas. Entre os parceiros com acordos em andamento estão universidades, prefeituras, instituições financeiras e secretaria e órgãos ligados aos governos Estadual e Federal.
A semana inicia com atenção voltada para o cenário político no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), conforme mostrou a coluna Bastidores da Política Potiguar do AGORA RN desta terça-feira 17.
Na semana anterior, o julgamento da ação apresentada pelo União Brasil, que busca a validação dos 16,8 mil votos conquistados por Anax Vale na corrida para deputado estadual, teve seu curso interrompido devido a um pedido de vista do vice-presidente do tribunal, o desembargador Expedito Ferreira. Naquele breve momento, a única ação concretizada foi a leitura do parecer contrário ao mandato de segurança, proferida pela juíza Neíze Fernandes.
Em setembro de 2022, o TRE-RN tomou uma decisão unânime que negou a candidatura de Anax Vale ao cargo de deputado estadual, com base em sua condenação definitiva por improbidade administrativa com prejuízo aos cofres públicos, enquadrando-o assim na Lei da Ficha Limpa.
No entanto, figuras proeminentes como o ex-senador José Agripino Maia, o deputado federal Paulinho Freire, ambos membros do União Brasil, e até mesmo o senador Rogério Marinho, do PL, estão trabalhando nos bastidores para uma possível reviravolta. A validação dos votos de Anax Vale resultaria na conquista de mais uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo União Brasil, abrindo espaço para a entrada do vereador Robson Carvalho e a saída de Ubaldo Fernandes, membro do PSDB.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira 16 que só pretende anunciar em abril ou maio o nome que terá seu apoio na disputa eleitoral de outubro de 2024. De acordo com o prefeito, antecipar o anúncio para agora prejudicaria sua gestão.
“Eu não tenho precipitado essa discussão agora e não tenho aceitado que os vereadores, as lideranças e os secretários entrem nessa discussão agora porque isso vai atrapalhar a gestão. Essa decisão vamos tomar em abril, maio”, disse o prefeito em entrevista à TV Ponta Negra.
Álvaro citou cinco possíveis nomes para receber seu apoio. São eles: o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil); o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB); e os secretários Carlson Gomes (Infraestrutura), Joanna Guerra (Planejamento) e Thiago Mesquita (Meio Ambiente e Urbanismo).
Os maiores elogios do prefeito foram para os secretários, em especial Joanna Guerra. Álvaro Dias registrou que a secretária atua de maneira transversal, ou seja, tem participação em projetos de diversas pastas da atual gestão municipal.
“Joanna Guerra, pelo trabalho consistente que ela tem feito em favor do município – com bons projetos, acompanhando todos eles, dando entrada nos ministérios, viajando comigo a Brasília, acompanhando a liberação dos recursos e a realização das obras –, ela é uma pessoa que tem dado grande contribuição à gestão. Tem todas as condições para ser uma boa prefeita”, ressaltou Álvaro.
Em entrevista à 98 FM, a secretária da gestão de Álvaro Dias (Republicanos) afirmou que ainda não conversou com o prefeito sobre uma possível candidatura e que o foco dos dois agora é a gestão, mas sugeriu que pode vir a disputar um cargo, se for convidada.
“Eu sou difícil de não aceitar desafio. Eu gosto de desafio. Quem resolve ocupar um cargo público já está preparado para qualquer desafio. Não é fácil ocupar um cargo público e lidar com questões públicas diariamente. Você tem que fazer muito com pouco. E é muita responsabilidade”, declarou Joanna.
Perguntada sobre suas intenções política, a secretária de Planejamento disse que não pensa em ser candidata. Afirmou também que considera não ter “perfil” adequado para a função. Mas, indicou que não recusaria um convite para representar a atual gestão no pleito municipal de 2024.
“A gente sempre quer fazer mais, poder contribuir. Mas, o foco é poder entregar as obras, porque a gente sabe a importância disso”, despistou a secretária, que foi convidada por Álvaro Dias para ser presidente do Republicanos em Natal. O prefeito é o líder estadual do partido.
Sobre Thiago Mesquita, o prefeito assinalou que ele foi o responsável pela condução do processo de revisão do Plano Diretor. A revisão da lei tem gerado um aumento na procura de investidores privados para entrarem no mercado imobiliário da cidade. “Thiago Mesquita teve um desempenho muito destacado e conduziu com competência as mudanças que nós precisamos fazer para que Natal avançasse”, enalteceu.
Quanto a Carlson Gomes, Álvaro Dias registrou que o secretário tem sido o condutor de 122 obras pela cidade, sendo 101 de maior envergadura. Ele listou projetos como a requalificação da Avenida Felizardo Moura, que teve uma etapa concluída nesta segunda-feira. “Ele é o grande comandante das obras. Um grande secretário que pode vir a ser nosso candidato”, declarou o prefeito.
Composição com o PT
Perguntado sobre uma possível composição com o PT, que tem a pré-candidatura a da deputada federal Natália Bonavides, o prefeito disse considerar “muito difícil” a aliança, porém, não impossível. Ele declarou, ainda, que pode surgir um nome fora do PT ou do Republicanos que seja capaz de unir os dois grupos.
“Dizem que, em política, nada é impossível. Mas isso é muito difícil. Deveremos ter o nosso próprio candidato. Mas, daqui para lá, as coisas podem evoluir. Por que também a gente não venha a discutir um terceiro nome, que não seja do PT nem do Republicanos? Um nome de consenso que possa ser analisado para ser apoiado pelas grandes forças políticas do Estado, para que possam se unir em torno de um candidato, um candidato de consenso?”, pontuou o prefeito.
*Publicado originalmente na edição impressa do AGORA RN desta terça-feira, dia 17 de outubro de 2023.
Logo mais às 18h no Salão de Festas Valéria Calazans, o amigo e empreendedor, José Patrício, estará recebendo amigos e jornalistas do RN, para o grande lançamento do seu blog de notícias. Patrício é sócio da Agência Seja Create, atua como Estrategista Digital, Consultor, Mentor, Assessor de marcas e profissionais liberais.
Desejo sucesso nesta nova missão! Para conferir as notícias, basta acessar: blogjosepatricio.com