Aluno do IFRN de São Paulo do Potengi é selecionado para Programa de Talentos em Tecnologia da Informação

O Instituto Metrópole Digital (IMD) tornou público, na última terça-feira (22), o resultado do Programa Talento Metrópole, criado para auxiliar na formação acadêmica e no desenvolvimento de jovens com altas habilidades cognitivas/superdotação em Tecnologia da informação (TI), no qual José Luiz, de 17 anos, aluno do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, foi selecionado.

O Programa é uma iniciativa voltada para estudantes superdotados na área de Tecnologia da Informação (TI). Projetado para identificar, desafiar e desenvolver jovens talentos excepcionais, oferece uma plataforma de aprendizado avançado. Seu objetivo principal é fornecer aos alunos selecionados oportunidades de aprimorar suas habilidades, seus conhecimentos e prepará-los para enfrentar desafios complexos na área tecnológica. O programa oferece um ambiente onde esses estudantes podem colaborar, explorar tópicos avançados e serem orientados por especialistas experientes, visando contribuir para o crescimento e inovação no setor de TI.

Etapas
O processo seletivo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira, em julho, uma prova subdividida em três partes: uma avaliação de estímulos visuais, onde deveriam criar desenhos a partir dos estímulos, outra com dez questões de raciocínio lógico e uma última de 60 questões.

A segunda etapa foi o curso de inverno, que ocorreu dos dias 7 a 11 de agosto, nele houveram oficinas de jogos diversos.

Trajetória
Aluno do segundo ano do curso de Edificações no IFRN, expressa interesse pela área de Tecnologia da Informação (TI) desde os 11 anos de idade e alimenta o desejo de construir sua carreira no desenvolvimento de jogos e aplicativos inovadores.

Identificando-se como um aluno dedicado, atualmente se envolve em projetos de pesquisa e extensão que demonstram seu comprometimento com a instituição. Sob a orientação de professores do IFRN, participa de um projeto de pesquisa, ao passo que também contribui para um projeto de extensão voltado ao xadrez.

José Luiz destaca a professora Risia Amaral, da disciplina técnica de materiais de construção, com especial gratidão, citando-a como uma influência importante que o conduziu ao atual projeto e que demonstrou contínua preocupação ao longo do percurso de seleção.

Além disso, conta sobre suas expectativas para o programa: “Eu tenho as mais altas expectativas possíveis, espero aprimorar mais meu conhecimento na área de TI, que é um conhecimento muito importante, atualmente”, relata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.