7 de agosto de 2023

Dailva Bezerra: nome forte e que poderá movimentar os Bastidores da Política

Por mais que 2024 esteja longe ainda, mas as articulações já estão a todo vapor. Dailva Bezerra é um nome forte que poderá movimentar os bastidores da política. Dailva já foi secretária de saúde na gestão do ex-prefeito Naldinho.

Por sinal, uma excelente profissional e conhecedora do SUS. Sabe como resolver os problemas. Tem conhecimento e capacidade técnica. Quem acompanha os bastidores sabe o que Dailva passou na eleição anterior, não obtendo sucesso para sua futura campanha.

Dailva possivelmente poderá ser candidata a vereadora, isso assusta muito quem está no poder. Nome forte, nos bastidores já dizem que ela poderá ser um nome para compor uma chapa, sendo candidata a vice-prefeita.

2024 é logo ali, vamos aguardar os fatos…

Prefeitura de Riachuelo realiza mutirão de limpeza nas ruas do Bairro

A prefeitura de Riachuelo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (SEMOS), tem realizado diversas ações de limpeza no município. Durante a primeira semana de agosto, foi a vez do Mutirão chegar ao bairro Nossa Senhora da Conceição, onde foi realizado um mutirão de limpeza com o envolvimento de tratores, caçambas e uma equipe de limpeza. A ação teve como foco a limpeza de terrenos e ruas, com o objetivo principal de retirar entulhos, vegetação indesejada (como mato) e também realizar o nivelamento das ruas que ainda não estão pavimentadas.

“Essa iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro, proporcionando um ambiente mais limpo, seguro e agradável para todos”, disse o prefeito Joca Basílio ao comentar sobre a ação.

A realização de mutirões de limpeza permite uma ação mais eficaz e abrangente, envolvendo recursos e mão de obra para resolver questões de limpeza e manutenção em áreas específicas. É importante que a população também colabore, evitando o descarte inadequado de lixo e entulho, para manter os resultados obtidos com esse tipo de iniciativa.

Guilherme Dantas participa da Vaquejada de São Paulo do Potengi

Na noite deste sábado (05) acompanhado de amigos, inclusive deste blogueiro, o prefeitável Guilherme Dantas participou da tradicional vaquejada de São Paulo do Potengi.

Ao chegar no Parque, Guilherme recebeu o abraço de vários amigos. “Uma noite para abraçar amigos e prestigiar a tradicional vaquejada de nossa cidade, um evento que movimentada nossa região e sem sombra de dúvidas, gira a economia na cidade”, disse Guilherme.

Caern retoma abastecimento de cinco cidades do Agreste nesta terça (8)

Cinco cidades da região Agreste tiverem o abastecimento neste sábado (5), por causa da ação de vândalos, que furtaram e danificaram equipamentos na Estação de Bombeamento 10, em Elói de Souza: Lagoa de Velhos, Sítio Novo, Barcelona, Rui Barbosa e São Tomé.

A previsão inicial era de que o serviço de reparo fosse concluído até a tarde desta segunda-feira (7), porém, o prazo foi estendido para a tarde desta terça-feira (8), devido à conclusão da montagem de equipamento. Após religado, o sistema precisa de um prazo de até 72 horas para estar completamente normalizado.

Ezequiel disponibiliza sistema Legis Vídeos para filiados da Unale

Ao visitar a sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), nesta segunda-feira (7), em Brasília, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), colocou a disposição das Casas Legislativas estaduais do país, o Legis Vídeos, sistema desenvolvido pela equipe da ALRN. O mecanismo disponibiliza ao público os vídeos das sessões e reuniões parlamentares transmitidas pela TV Assembleia, com campos de busca e filtros, permitindo, inclusive, edição e recorte.

“A ferramenta criada pela equipe da diretoria de Gestão Tecnológica da ALRN será disponibilizada para as demais Assembleias Legislativas que participam da Unale. Ela busca oferecer transparência e mais facilidade de acesso aos trabalhos legislativos. Recentemente, a ferramenta foi disponibilizada para a Câmara Municipal de Piracicaba. Bauru já utiliza e em Botucatu, o sistema está em fase de implantação”, explicou Ezequiel Ferreira, ao diretor administrativo e financeiro, Daniel Montalvão e a Márcia Leila, que coordena a parte de processos finalísticos, que participaram da reunião.

A Unale prima pela consolidação dos ideais comuns que buscam a garantia do cumprimento dos direitos e deveres dos estados para com a população.”Esta ferramenta criada pela equipe de profissionais do legislativo potiguar poderá cooperar no cumprimento da missão da Unale que visa a cooperação entre os legislativos de nosso país”, disse o diretor.

O presidente da ALRN, acompanhado do diretor de Relações Institucionais, Rodrigo Rafael, destaca que os integrantes das Casas Legislativas que implantaram o Legis Vídeo têm ficado amplamente satisfeitos com o sistema.

A ferramenta foi criada com a intenção de disponibilizar de uma forma fácil o acesso de toda a atividade legislativa gravada. “O Legis Vídeos, teoricamente, é um substituto desses streams que existem aí. E a vantagem é que ele é todo controlado pela própria Casa Legislativa”, detalhou Rodrigo Rafael. Ele salienta que o sistema contribuiu para a transparência dos atos legislativos, já que a população pode recuperar sessões e falas de parlamentares, ocasionando uma melhoria significativa na produção legislativa, já que “o público está tendo acesso a isso tudo, da forma que ele quer”, disse.

[VÍDEO] Rogério Marinho sobre Álvaro Dias: Rompimento foi da forma mais ‘torpe possível’, é lamentável

“Lamentável”. Foi assim que o senador Rogério Marinho (PL) classificou a manobra do prefeito de Natal, Álvaro Dias, para romper a aliança política que existia entre os dois. A declaração de Rogério Marinho foi dada em entrevista ao Meio Dia RN, da 96 FM. “O rompimento foi da forma mais torpe possível”, declarou.

Marinho ainda destacou que sempre deixou as portas totalmente abertas a Álvaro Dias quando era ministro do Desenvolvimento Regional. “Ele nem marcava a visita. Quando chegava, eu só abria a agenda”, destacou, logo após citar as várias obras que teve participação do Ministério em Natal.

Veja entrevista do Senador:

Portal da 96 FM

Justiça determina rescisão de contratos temporários da área da saúde no Município de Macaíba

Justiça determina rescisão de contratos temporários da área da saúde no Município de Macaíba

A Justiça deferiu uma medida de urgência e determinou que o Município de Macaíba faça a rescisão de todos os contratos temporários atualmente vigentes e que não atendam estritamente às hipóteses constitucionais e legais (incluindo os contratados designados para o NASF, CAPS, CREAS, CRAS e demais programas federais).

A decisão também determinou que o Município convoque os candidatos classificados no concurso público regido pelo Edital nº 001/2020 (ainda que fora do número de vagas) para assumirem o desempenho daquelas funções/cargos outrora ocupados por contratados e que essa convocação seja feita na medida das necessidades reais e concretas do Município. Ou seja, ficou determinado que a convocação seja feita não apenas para preencher tão somente as vagas oferecidas no edital para cargos na área da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e técnicos em saúde bucal, se a realidade demonstrar que a municipalidade precisa de mais servidores do que as vagas previstas em edital.

A decisão judicial da 1ª Vara da Comarca de Macaíba atende a uma Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer com Pedido Liminar ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Macaíba contra o Município de Macaíba, quando afirmou que recebeu várias denúncias de que, apesar de existirem candidatos aprovados no certame, o Município de Macaíba continuava mantendo contratos temporários para as funções/cargos previstas(os) no edital.

Quando analisou o pedido de liminar, o juiz Witemburgo Araújo considerou incontroverso o fato de que o Município, mesmo com candidatos aprovados em concurso público, manteve em seus quadros pessoas contratadas, mediante vínculo precário, para exercer as funções dos cargos elencados no Edital nº 001/2020.

Ele salientou, quanto à validade do concurso que, apesar da decisão judicial ser prolatada nesta segunda-feira (7/8), o Ministério Público Estadual ajuizou a ação judicial no dia 29 de julho de 2023, ou seja, “antes do escoamento do prazo de vigência do concurso, de modo que tal fato não pode servir como justificativa pra prejudicar o direito à nomeação dos candidatos aprovados no concurso público em vergasta”.

Providências

Para dar efetividade a decisão judicial, inclusive para viabilizar a verificação de seu efetivo cumprimento, o juiz Witemburgo Araújo, que assina a decisão, determinou que o Município de Macaíba, no prazo de 15 dias, junte aos autos planilha contendo os dados de todos os seus servidores, tais como nome, endereço, função/cargo, natureza do vínculo (estatutário, temporário ou comissionado).

Os dados devem contemplar ainda data da contratação ou ingresso no serviço público, devendo, constar em anexo, para fins de comprovação, cópia dos respectivos termos de nomeação (no caso dos servidores efetivos e comissionados) e dos contratos temporários (no caso dos funcionários contratados temporariamente).

Ficou determinado ainda que no prazo de 30 dias, o ente público junte aos autos os termos de rescisão de todos os contratos temporários que não atendam estritamente às hipóteses constitucionais e legais de contratação, bem como os contratos que foram mantidos, acompanhados da devida justificativa.

Por fim, o Município de Macaíba deve comprovar, no prazo de 45 dias, que convocou e nomeou para as vagas injustificadamente preenchidas por pessoas contratadas temporariamente, os candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº. 001/2020, conforme estabelecido na decisão.

A Justiça estabeleceu multa diária e pessoal ao Prefeito do Município de Macaíba, na importância de R$ 10 mil por dia descumprimento dos termos da decisão judicial, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.