12 de julho de 2023

Empreendedorismo Delas: Mais de mil mulheres se reunirão no evento Mulheres que Marcam

 

Reprodução Instagram: @keniaraissaoficial, fundadora da Rede Mulheres que Marcam.

O 7• Encontro Mulheres que Marcam acontecerá em Natal/RN unindo mais de mil mulheres no Teatro Riachuelo.

A Idealizadora e fundadora Kênia Raissa reunirá nomes de peso para o maior e mais impactante evento de empreendedorismo feminino do nordeste, agora em julho.

O propósito do evento é desenvolver de forma sistêmica a Identidade Feminina, fortalecendo a compreensão que cada mulher tem sobre si. A temática será: “O Resgate do Verdadeiro Poder Feminino.”

O evento terá duração de 8h, das 10h às 19h no dia 16 de julho de 2023. Uma trilha fantástica que irá mesclar conteúdo teórico-prático, com momentos de inspiração e muita conexão feminina.

As inscrições ainda estão abertas, basta acessar: https://sun.eduzz.com/1827710 ou na bilheteria (digital e presencial) do Teatro.

Conheça a Rede

A Rede Mulheres que Marcam realiza sistematicamente encontros de conexão e cursos nas mais diversas áreas que apoiam o posicionamento estratégico de mercado das empreendedoras. Dentro do projeto, existe ainda o braço de responsabilidade social que apoia mulheres em vulnerabilidade com histórico de violência psicológica, patrimonial ou física, através de cursos para seu desenvolvimento profissional.

Mais informações, acesse o site http://mulheresquemarcam.com.br e siga a Rede em https://www.instagram.com/redemulheresquemarcam/

Nildo Galdino assume prefeitura de Lagoa de Velhos

Em uma cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 12 de julho, a prefeita Sonyara Ribeiro transmitiu o cargo de chefe do Executivo municipal para Nildo Galdino, seu vice-prefeito.

Com vasta experiência como engenheiro e policial civil, Nildo está em seu terceiro mandato como vice-prefeito ao lado da jovem prefeita Sonyara e no mandado do ex-prefeito Severino. A prefeita Sonyara decidiu se afastar por alguns dias devido a motivos pessoais.

Com uma postura voltada para o diálogo e o trabalho em equipe, ele se compromete a governar de forma transparente e dedicada, visando sempre o bem-estar da população e o progresso da cidade.

A transição ocorreu em uma cerimônia oficial com a presença de Secretários Municipais e Vereadores, onde Sonyara transferiu o cargo para Nildo. Agora, Nildo assume a responsabilidade de liderar a prefeitura de Lagoa de Velhos durante esse período.

FEMURN busca parceria com SINDUSCON para avançar projeto de habitação na Grande Natal

Na tarde de hoje, o presidente da FEMURN, Luciano Santos, se reuniu com Sérgio Azevedo, Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do RN (Sinduscon), juntamente com o corpo diretivo da entidade.

O encontro teve como objetivo buscar formas de colaboração mútua para impulsionar o projeto de habitação liderado pela FEMURN em parceria com o Governo do Estado, visando viabilizar recursos para a construção de moradias nos municípios da Grande Natal.

“A FEMURN reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e bem-estar dos municípios do Rio Grande do Norte, buscando parcerias estratégicas e implementando ações que impactem positivamente a vida dos cidadãos. O projeto de habitação é mais um exemplo desse empenho, visando promover condições adequadas de moradia e proporcionar melhores condições de vida para a população”, afirmou o presidente Luciano Santos.

Durante a reunião, o presidente da FEMURN apresentou o projeto em andamento e buscou informações sobre como o Sinduscon poderia contribuir para seu avanço. Em busca de soluções conjuntas, Luciano Santos convidou o Sinduscon para participar de uma importante reunião marcada para o próximo dia 17, que contará com a presença da Caixa Econômica, representantes municipais, secretários e prefeitos da Grande Natal.

O objetivo dessa reunião é encontrar as melhores estratégias para o cadastro dos municípios e garantir que estejam aptos a receber os recursos necessários para a construção das casas, a fim de beneficiar as pessoas o mais rápido possível.

A parceria entre a FEMURN e o Sinduscon fortalece os esforços em prol da habitação na região, buscando soluções conjuntas para atender às necessidades habitacionais dos municípios da Grande Natal. A expectativa é que essa colaboração resulte em avanços significativos, permitindo a concretização do projeto e beneficiando as famílias que aguardam por moradias dignas.

Prefeitura de Canguaretama e Governo do RN assinam ordem de serviço para início da obra da nova Policlínica no município

A Prefeitura Municipal de Canguaretama, através do prefeito Wilsinho Ribeiro, e o Governo do RN, assinaram na manhã desta segunda-feira, 10 de julho, a ordem de serviço para o início da obra da nova Policlínica do Agreste/Litoral Sul. A Policlínica atenderá mais de 20 municípios da região com diversas especialidades médicas, exames e pequenas cirurgias.

“Essa obra é muito bem-vinda e importante para Canguaretama e toda região. Vamos fazer uma parceria boa entre prefeitura e a Secretaria de Saúde. Agradecemos imensamente a deputada federal Natália Bonavides por destinar emenda parlamentar para esta tão sonhada obra, como também ao Governo do RN pelo empenho”, destacou o prefeito Wilsinho.

O investimento da obra é de um total superior a R$ 40 milhões. A previsão é de que a instalação da Policlínica dure cerca de 300 dias. A unidade será gerida pelo consórcio de saúde a ser formado em parcerias com as gestões locais, seguindo os exemplos que vem sendo feito no Seridó e Vale do Açu.

“Essa assinatura de hoje é o começo de uma nova realidade para a saúde do Agreste e do Litoral Sul potiguar. E mostra que o Governo do Estado está trabalhando diariamente em prol de melhorias para a população”, enfatizou a Secretária de Saúde do RN, Lyane Ramalho.

Participando do evento, esteve a Secretária de Saúde do RN, Lyane Ramalho; o Secretário da Infraestrutura, Gustavo Coêlho; a deputada federal Natália Bonavides; as prefeitas de Goianinha e Vila Flor, Hosanira Galvão e Thuanne Souza; o Superintendente do Ministério da Saúde no RN, Jalmir Simões; a Gerente da I Regional de Saúde Pública, Kristiane Fialho, vereadores e demais autoridades da região.

IFRN Campus São Paulo do Potengi realiza premiação do II Concurso de Ideias

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN, através da Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copein) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), realizou, no último dia 5 de julho, a premiação do II Concurso de Ideias. O concurso foi realizado entre abril e maio deste ano, e incentivou a apresentação de ideias inovadoras e que contribuam para o desenvolvimento da região Potengi. No total, foram submetidas 22 ideias, com a participação de alunos, egressos e comunidade externa.

A atividade contou com a presença dos participantes do concurso, com professores do Campus, membros do NIT, além de convidados externos. Representando a prefeitura de São Paulo do Potengi, estiveram presentes o prefeito, Eugênio Pacelli Araújo Souto, além do secretário municipal de obras públicas e serviços urbanos, Raoni Bentes, e o secretário municipal extraordinário de comunicação e relações públicas, Adeylton Emerson Lira. Como representantes do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), compareceram a coordenadora de monitoramento de água, Luana Sousa, e a chefe de gabinete, Ana Vitória Araújo Fernandes. Representando a Greenlife Cashew, esteve Handson Bacellar, gerente administrativo.

A presença dos convidados externos permitiu que as ideias premiadas tivessem mais visibilidade externa e oportunizou as possibilidades de concretização das propostas feitas pelos grupos participantes do concurso. Como premiação, os grupos receberam medalhas, certificados e, através da parceria com a pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto (Propi/IFRN), a Editora IFRN forneceu também kits para premiação das cinco equipes contempladas no evento.

Conjunto de obras da Prefeitura de Natal amplia mobilidade de pedestres em Natal

Conjunto de obras da Prefeitura amplia mobilidade de pedestres em Natal

Oferecer espaços públicos confortáveis, seguros, modernos e atendendo a todas as normas vigentes de acessibilidade é uma política pública adotada pela Prefeitura de Natal em todos os projetos em que executa. Um dos mais emblemáticos nesse campo está na requalificação de 70 quilômetros de calçadas em todas as regiões da cidade. As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já realizaram melhorias nos passeios da avenida Nascimento de Castro, Amintas Barros e atualmente estão trabalhando na rua São José e na avenida Jaguarari. Estão sendo investidos mais de R$ 29 milhões nos serviços.

Cerca de 20% do projeto já foi executado. De acordo com a Seinfra, dentre as vias de Lagoa Nova e Tirol contempladas estão as avenidas Prudente de Morais, Afonso Pena, Nevaldo Rocha, Tororós, Xavier da Silveira, Salgado Filho e São José. Nessas áreas, as intervenções vão requalificar cerca de 37 km de calçadas. As equipes da fiscalização urbanística da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) estão notificando os proprietários de imóveis do trecho, detalhando a execução das obras, solicitando as adequações em casos leves e autuando em casos de infrações.

“Nunca uma gestão fez tanto e trabalhou tanto nesse quesito como a nossa. É preciso destacar isso. Precisamos universalizar a mobilidade urbana da cidade e garantir o direito fundamental de ir e vir para todas as camadas da população. Para tanto, determinei que todos os projetos em andamento da nossa gestão atendam a legislação de acessibilidade”, ressalta o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Ele lembra ainda que o projeto das calçadas estava paralisado e foi retomado graças ao empenho, dedicação e esforço dos técnicos da administração municipal e, após ser finalizado, vai representar um avanço importante não só para as pessoas com deficiência, mas para todos os cidadãos. “O problema das calçadas de Natal é histórico, mas estamos empenhados e vamos resolvê-lo”.

Todas as novas calçadas possuem superfície regular, firme e antiderrapante. Elas dispõem ainda de faixas de piso tátil com larguras adequadas, sinalização e rebaixamentos, dentre outras melhorias. Nos trechos do passeio público formados pela junção de duas vias, são instaladas passagem de pessoas com deficiência, bem como boa visibilidade e livre passagem para as faixas de travessia de pedestres.

O projeto prevê ainda que as ruas serão caracterizadas por zonas, onde cada área terá sua cor de identificação e esse padrão vai ser estendido aos ônibus, placas de ruas e logradouros, levando melhoria na qualidade de vida dos moradores e no tráfego de pessoas.

Além de estarem inseridas na legislação que prevê acessibilidade, as obras nas calçadas fazem parte das normas impostas pelo novo Plano Diretor, revisado por iniciativa da Prefeitura de Natal. O regramento prevê projetos de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Dentre elas, estão medidas como calçadas com rampa e sem desnível.

As obras de modernização das calçadas são apenas mais uma etapa do amplo projeto de mobilidade realizado em Natal nos últimos tempos. A revitalização do Beco da Lama, a reestruturação do Espaço Cultural Ruy Pereira, a requalificação das calçadas da avenida Rio Branco, a reforma do Parque Ecológico de Capim Macio, o Bosque das Mangueiras, reformas de diversas praças, logradouros e as grandes intervenções de infraestrutura em andamento como a da Felizardo Moura, rua João Pessoa e enrocamento da praia de Ponta Negra também estão inseridas nesse conceito de universalização da mobilidade urbana.

“A nossa filosofia de trabalho de modernizar e tornar Natal uma cidade planejada, bonita e agradável para os natalenses e os turistas é clara e dela não vamos abrir mão”, assegura Álvaro Dias.

MPRN dá prazo à Sesap de 15 dias para retirada de pacientes dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel

Imagem da tela de uma videoconferência pelo Google Meet com várias pessoas.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deu um prazo de 15 dias, computado a partir desde terça-feira, para que a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) assegure a retirada de todos os pacientes internados em macas nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. De acordo com a direção da unidade hospitalar, havia nesta terça-feira (11) ainda 29 pacientes no corredor, sendo 18 da ortopedia e 11 de patologias diversas, mas em decorrência dos leitos de internação da ala da ortopedia estarem sempre lotados, com pacientes no pré ou pós cirúrgico ortopédico. Caso a medida não seja atendida, o MPRN poderá judicializar a questão.

Em reunião nessa terça com a secretária estadual de Saúde Lyane Ramalho Cortez; o secretário municipal de Saúde George Antunes; o diretor do HMWG, Tadeu Alencar; a diretora do Hospital Deoclécio Marques, Maria José Pontes, além de outros gestores da Sesap e da SMS Natal e das promotoras de Justiça Luciana Maria Maciel Ferreira e Rosane Moreno, o MPRN, por intermédio da promotora de Justiça da Saúde, Iara Pinheiro, discutiu providências para o desafogamento do Hospital Walfredo Gurgel e uma maior responsabilização dos municípios da região metropolitana quanto à regular oferta da prestação de atendimento para a ortopedia de baixa complexidade.

No caso de Parnamirim, a promotora de Justiça Luciana Ferreira, destacou na reunião que houve um retrocesso no município, uma vez que até 2021 havia lá uma clínica privada de fraturas com contrato com o município e capacidade de até um mil atendimentos, porém, o contrato foi rescindido. De acordo com a Sesap, atualmente, a maior pressão do HMWG é oriunda de Parnamirim, com cerca de 970 pacientes por mês. Outros dois municípios que demandam muito do Walfredo Gurgel na atenção ortopédica são Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

O MPRN solicitou ao secretário municipal de Saúde de Natal um levantamento dos atendimentos de ortopedia realizados pela SMS/Natal em seu serviço municipal na capital e o grau de resolutividade dos casos, se são de baixa e/ou média complexidade. Também foi pedido à Sesap um levantamento dos atendimentos ortopédicos realizados por município da região metropolitana dentro do Walfredo Gurgel, que são considerados de baixa complexidade.

A Sesap comprometeu-se a, dentro dos próximos dias, diminuir ao máximo a quantidade de pacientes em espera por leito dentro do Walfredo Gurgel, por meio da manutenção de uma força-tarefa que vem agilizando o giro de leitos de internação, otimizando a saída mais célere dos pacientes que estão de alta hospitalar ou que podem ser encaminhados para unidades hospitalares de menor complexidade. Segundo a secretária Lyane Ramalho, durante o último final de semana, foram transferidas 51 pacientes do hospital para atendimentos em outras unidades, inclusive nos serviços privados, como o Memorial e a Clínica Paulo Gurgel.

Ela também informou que houve um aumento de cerca de 15% da capacidade de realização das cirurgias ortopédicas no Rio Grande do Norte entre 2021 e 2023, resultado do trabalho feito na rede de hospitais públicos do interior situados em Mossoró, Pau dos Ferros, Assu e Caicó.