Audiência discute mudança de Agência da Previdência Social da zona Norte

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta segunda-feira (29) uma audiência pública para tratar sobre a mudança da Agência da Previdência Social (APS) do Igapó, na zona Norte da capital, para a Central do Cidadão, na mesma localidade. O problema apontado é que a mudança dificulta o atendimento e a locomoção dos segurados, visto que o serviço de perícia médica da agência passará a ser realizado para a APS do bairro Nazaré, na zona Oeste da cidade.

A vereadora Nina Souza (PDT), que coordenou a audiência, explicou que a intenção é divulgar o que considera um grave problema para a população da zona Norte. “Gera uma dificuldade imensa para quem precisa dos serviços e que terá que se deslocar para mais longe e ainda mais com o problema do transporte coletivo que temos. Queremos também abrir um canal de discussão para que se construa uma agência própria do INSS na zona Norte”, disse ela.

Os vereadores Nivaldo Bacurau (PSB), Anderson Lopes (SD), Kleber Fernandes (PSDB) e Raniere Barbosa (Avante) participaram das discussões cobrando uma solução para o impasse. “O impacto é negativo para a população porque é mais um serviço relevante que é retirado da região, comprometendo principalmente os que mais precisam”, destacou o vereador Anderson Lopes.

Segurados, advogados e lideranças comunitárias estiveram na audiência apresentando seus relatos. De acordo com a líder comunitária, Catarina Moreira, o problema maior está na transferência do serviço de perícia médica. “O INSS sem perícia médica na zona Norte perde seu objeto porque a atividade principal lá é de perícia médica. Com isso, a unidade do bairro de Nazaré vai sobrecarregar o serviço”, alertou.

De acordo com o gerente executivo do INSS/Natal, Emanuel Dantas, o prédio atual não atende mais às normas para o funcionamento de APS’s. Além disso, ele ressaltou que a Central do Cidadão está numa via de fácil acesso, com estacionamento disponível e onde passa o transporte público.

Além disso, apontou que boa parte dos serviços não são mais realizados de forma presencial, mas pelo sistema virtual. “O que precisamos é levar informação ao segurado. Fizemos estudos que mostram que os segurados já utilizam a APS Nazaré e a APS Natal/Centro, por concentrarem maior número de médicos e a espera ser menor para perícia médica. Já há uma conversa preliminar onde foi ventilada a doação de um terreno da prefeitura para a construção de uma APS própria na zona Norte. Queremos também avançar nessa possibilidade”, declarou o gerente do INSS.

Na próxima sexta-feira (2), às 9h, os vereadores e moradores estarão na APS zona Norte para realizar um abraço simbólico à agência em protesto contra a mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.