Municípios da Região Potengi se reúnem para discutir criação do Consórcio SIM Potengi

Na manhã desta terça-feira (16), prefeitos da região Potengi se reuniram na Câmara Municipal para discutir a implementação do Consórcio Público Intermunicipal de Serviço de Inspeção Sanitária, conhecido como CONSÓRCIO SIM POTENGI. O encontro teve como objetivo principal a elaboração do Protocolo de Intenções, que será firmado entre os municípios da região.

Os municípios envolvidos no consórcio são Barcelona, Bom Jesus, Caiçara do Rio dos Ventos, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria, São Pedro, São Paulo do Potengi, São Tomé e Senador Elói de Souza. O CONSÓRCIO SIM POTENGI tem como meta estabelecer um serviço de inspeção sanitária eficiente na Região Potengi, seguindo as disposições legais pertinentes, como a Lei Federal n° 11.107/2005, o Decreto Federal n° 6.017/2007, entre outras.

Diversas autoridades estiveram presentes no encontro, incluindo o prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima, o prefeito de Senador Elói de Souza, Maciel Gomes, o prefeito de Barcelona, Fabiano, o vice-prefeito de Lagoa de Velhos, Nildo Galdino, o vice-prefeito de São Tomé, Gá, o vice-prefeito de Ruy Barbosa, Dr. Bonfim, o diretor regional da Emater/RN, Sebastião Veras Barreto, o diretor de defesa e inspeção sanitária animal do IDIARN, Renato Maia, o vereador João Cabral, de São Paulo do Potengi, além de outros vereadores da região. Também estiveram presentes secretários de Agricultura da região, o secretário Neilson Azevedo e representantes da COOPPOTENGI.

O principal objetivo do Consórcio SIM Potengi será acompanhar, orientar e fiscalizar a produção agropecuária em termos de adequação sanitária, com foco especial na agricultura familiar. Essa iniciativa visa preservar a saúde pública e garantir o acesso a alimentos seguros. Para viabilizar a implantação e o funcionamento desse serviço essencial, as prefeituras uniram-se e compartilharão as despesas necessárias.

Com a criação do CONSÓRCIO SIM POTENGI, espera-se fortalecer as ações de inspeção sanitária na Região Potengi, assegurando a qualidade e a segurança dos alimentos produzidos localmente.

SPP NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.