11 de maio de 2023

Governadora Fátima estará em São Paulo do Potengi

A governadora e professora Fátima Bezerra, juntamente com o secretário estadual da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, estarão em São Paulo do Potengi nesta sexta-feira, 12 de maio, às 20h.

Fátima e Cia, vem fazer a abertura oficial da 24• ExpoPotengi. Uma grande comitiva da região Potengi estará patente prestigiando o momento.

Escola da Câmara firma parceria com Associação das Escolas Legislativas

A Escola do Legislativo Wilma de Faria, da Câmara Municipal de Natal, firmou parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) para formação e capacitação dos servidores do legislativo.

A diretora da escola, Keliane Mendes, explicou que a parceria vai impulsionar os trabalhos na Câmara de Natal. “Vai trazer ganhos porque vamos estar nos qualificando para repassar formação aos servidores e à população através das ferramentas da ABEL e do Interlegis”, disse ela.

A associação trabalha para promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas através de eventos educativos de formação, capacitação e qualificação de servidores da administração pública. Já o Interlegis é o programa administrado pelo Senado Federal para integrar e modernizar o Poder Legislativo nos níveis Municipal, Estadual e Federal.

O presidente da ABEL, Florian Madruga, explicou que as duas entidades estão estreitando a relação. “Trocamos ideias e realizamos encontros anuais para discutir problemas e apontar soluções. Temos uma série de projetos que a Escola do Senado oferece sem nenhum custo, inclusive a criação de bibliotecas com livros editados pelo Senado Federal”, destacou.

EMPARN participa da 24ª ExpoPotengi

Feira acontece de 12 a 14 de abril no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) participa da 24ª edição da Exposição Agropecuária do Potengi, que acontecerá de 12 a 14 de maio de 2023 no Centro de Eventos Agropecuários Francisco Bezerra de Brito, no município de São Paulo do Potengi.

A Emparn estará no estande institucional do Governo do estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura de Pecuária e Pesca do estado (Sape) com pesquisas, tecnologias e distribuição de amostras de milho, feijão, sorgo, mudas de Capiaçu e Kurumim. Em parceria com a Emater será feita distribuição também gratuita, de 2.000 raquetes de palma tolerantes a cochonilha do carmin para produtores rurais da região.

Os visitantes da feira vão contar também com a exposição de zebuínos das raças Guzerá, Sindi e Gir; reprodutores e crias caprinos do projeto de melhoramento genético que estarão em exposição no parque.

A ExpoPotengi faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias do RN, uma promoção do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) em parceria com Secretarias Estaduais, órgãos da administração indireta, instituições financeiras, Prefeituras Municipais e diversas entidades ligadas ao setor tais como, a Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc) e a Associação Norte-Riograndense de Ovinos e Caprinos (Ancoc).

CODERN elege novo Diretor-Presidente

O Conselho de Administração (CONSAD) da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), em reunião realizada hoje, por unanimidade, elegeu o Sr. Estéferson Ubarana Gomes da Silva, para o cargo de Diretor-Presidente da Companhia, sendo empossado no mesmo dia.

Estéferson Ubarana Gomes da Silva é advogado com amplo domínio na área do direito administrativo e de gestão pública. É pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública e ainda em Direito e Processo do Trabalho.

Foi conciliador no Procon-RN, órgão de Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania, Assessor Parlamentar Municipal na Câmara Municipal de Natal/RN e Secretário Parlamentar da Câmara dos Deputados.

O novo Diretor-Presidente teve o nome aprovado pelo Ministério da Casa Civil da Presidência da República e pela Comissão de Elegibilidade da CODERN, atendendo a todos os requisitos exigidos.

Ministro das Cidades Jader Barbalho Filho cumpre agenda oficial em Natal nesta quinta-feira (11)

Foto: Ricardo Stuckert

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho se reúne, nesta quinta-feira (11), às 12h30, com a governadora Fátima Bezerra e secretários no gabinete da chefe do Executivo Estadual. Entre as pautas previstas, o ministro discutirá moradia, mobilidade e resíduos sólidos. Também participa da agenda, o senador Randolfe Rodrigues.

Rogério pode ser sucessor de Bolsonaro e enfrentar Lula nas eleições de 2026

O senador Rogério Marinho (PL) tem se destacado dia após dia como líder da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Senado. Diante da atuação firme no Congresso, analistas já veem no potiguar a figura de um possível sucessor de Jair Bolsonaro, ainda mais diante do risco do ex-presidente se tornar inelegível em razão de diversos processos que responde na justiça.

Com um perfil sempre alinhado à direita e crítico ao PT do presidente Lula, Rogério tem atuado no sentido de sustentar as bandeiras do bolsonarismo no Congresso Nacional, o que tem dado a ele uma visibilidade que também é impulsionada pelo assento que ocupa como líder da oposição.

Embora seja cedo para se desenhar um cenário eleitoral para a Presidência da República, a possível candidatura a presidente de Marinho seria um feito histórico para o Rio Grande do Norte. A última vez que um político potiguar chegou perto de disputar uma eleição presidencial foi em 2002, quando o então deputado federal Henrique Eduardo Alves foi cotado para ser indicado pelo MDB para ser candidato a vice-presidente na chapa do então presidenciável José Serra. As pretensões do potiguar, no entanto, foram derrubadas após a revista Istoé publicar uma denúncia dando conta que Henrique teria 15 milhões de dólares depositados em contas secretas no exterior. Na época as informações foram obtidas a partir de um processo de separação litigiosa movido pela ex-mulher de Alves, Mônica Azambuja, em outubro de 2000.

Em relação a Rogério, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional do governo Bolsonaro tem surpreendido o País com uma atuação com vigor, porém com serenidade e altivez. O parlamentar tem representado ao mesmo tempo, por meio de suas arguições públicas, a oposição, o bolsonarismo e a direita.

Um exemplo dessa atuação foi quando, na última terça-feira 9, ao lado de deputados, senadores e advogados na Câmara, Rogério manifestou sua solidariedade a todos os que foram presos em decorrência dos episódios de vandalismo registrados no dia 8 de janeiro contra as sedes dos três poderes, em Brasília. O parlamentar escreveu nas redes sociais que os detentos precisam ter “o amparo e o escudo da Constituição” para responderem por eventuais ilícitos dentro do devido processo legal.

“Falar de pacificação, de virada de página, de convivência democrática, de alternância de poder, de respeitar quem pensa diferente é muito fácil; difícil é conviver num estado de exceção em que aparentemente há uma intolerância para quem pensa diferente, para quem acredita em valores que são caros à sociedade”, discursou o parlamentar diante de vários deputados e senadores.

O nome de Rogério vem sendo visto como um possível sucessor de Bolsonaro principalmente diante da possibilidade do ex-presidente ficar inelegível. Atualmente o ex-chefe do executivo responde a 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem impedi-lo de disputar eleições por oito anos.

Cotada para assumir o legado do marido, Michelle Bolsonaro ainda é vista como inexperiente no meio político e tem contra si a resistência do próprio Jair à ideia de ela ser candidata a presidente em 2026. Além disso, há uma ausência de nomes de peso que representem o bolsonarismo, o que deixa o caminho livre para Rogério continuar se credenciando, discurso após discurso, a ocupar o vácuo deixado pelo ex-presidente.

Possível candidatura de Rogério a presidente mexeria no cenário para 2026 no RN

A possível candidatura de Rogério Marinho a presidente do Brasil em 2026 também movimentaria o tabuleiro político do Rio Grande do Norte. Isso porque o parlamentar atualmente é um dos cotados para disputar o cargo de governador do Estado.

Caso o senador vá para a disputa do pleito a nível nacional, ele descartaria uma eventual candidatura a governador do RN, uma vez que as eleições serão no mesmo período. A desistência a nível local mexeria com algumas peças políticas no estado potiguar, colocando em evidência, por exemplo, nomes como os de Styvenson Valentim (Podemos) e do próprio prefeito Álvaro Dias (Republicanos) como possíveis candidatos ao governo estadual.

Tanto Styvenson quanto Álvaro ainda não sabem qual cargo irão disputar em 2026. O mandato do prefeito de Natal termina no final de 2023 e ele não poderá ser candidato à reeleição. O mandatário já afirmou que pretende disputar ou o governo ou o senado. A mesma dúvida recai sobre Styvenson, cujo mandato de senador termina em 2026. Embora já tenha dito que disputaria novamente o governo, como fez em 2022, recentemente ele recuou e agora diz que não sabe ainda se disputará a Prefeitura do Natal em 2024, o Governo do RN ou o Senado novamente, daqui a três anos.

Agora RN

Criminosos roubam equipamentos e deixam oito cidades sem água no Agreste

Oito cidades da região Agreste estão sem abastecimento de água desde a madrugada desta quinta-feira (11), depois que criminosos estiveram na estação de bombeamento 4 da Adutora Monsenhor Expedito, em Serra Caiada, e roubaram fiação e equipamentos. Os bandidos levaram uma moto da Caern e o veículo do operador que estava trabalhando no local durante a ação.

As cidades sem água são Tangará, Japi, Santa Cruz, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Campo Redondo.

A Caern trabalha para levantar os danos e providenciar a reposição e conserto dos equipamentos o mais rápido possível, a fim de restabelecer o fornecimento de água para a região. Também já tomou as providências na esfera policial, a fim de que seja feita a investigação do crime.