Os três X da questão na política de Lagoa de Velhos

Pra quem gosta de política, como eu, acostumado a ver o circo pegando fogo, talhado em diversas campanhas quentes, travando embates verborrágicos pelas poucas esquinas da cidade, não se conforma em ver que Lagoa de Velhos se tornou uma Sibéria política, o termômetro está uns cem graus abaixo de zero absoluto, atribuo essa frieza aos três X da questão política local.

​O primeiro X está na oposição tradicional, comandada por Igor e Elíria, orientados por seus pais, os ex-prefeitos Ailton Araújo e José Ivo; algumas questões certamente estão rodeando suas cabeças, tais como: união dos primos ou disputam separados? Quem fica na cabeça da chapa e quem vai ser o vice? Quem vai bancar a campanha? Qual discurso, aquele das quatro mãos de 2012 ou “um faz e o outro bate palmas”?
​Essas dúvidas são pertinentes, em 2012 ocorreu o cumprimento da profecia do saudoso Maclidones Costa, dizia ele: “Quando Dedé e Ailton sentirem que podem perder o poder se unirão, mas essa união não termina o mandato!” Dito e feito. Agora, caso os primos se unam, terão que tomar duras decisões, a primeira e mais complicada será sobre a composição da chapa, quem vai ficar na cabeça; depois terão que fatiar os possíveis espaços administrativos, no mandato passado dos primos, Igor foi muito generoso com Eliria, sua vice, o MDB ocupou quase um terço dos cargos comissionados, haveria retribuição? Em 2020 Igor, e seu grupo, apoiou a candidatura de Elíria à prefeitura, haverá retribuição?

​O segundo X da questão está por conta do grupo situacionista, apesar de já está decidido que o candidato a prefeito será o atual vice-prefeito Nildo Galdino, que no começo teve seu nome visto de soslaio por alguns poucos membros do grupo e hoje é unanimidade, falta escolher seu companheiro de chapa, apesar de o silencio parecer imperar entre os membros do grupo, há um forte cheiro de fogo de monturo e um barulho de conversas ao pé da orelha, vereadores se remexem em suas cadeiras, lideranças temperam a goela, adversários lançam balões, e pesquisas de laboratórios, todos esperando o sinal do batmam.

​Entre uma esquina e outra já se ouviu falar até no nome do ex-prefeito Igor Araújo como um possível companheiro de chapa de Nildo Galdino, o que, para uns situacionistas é algo inaceitável, outros entendem que faz parte do jogo político.

Pelas redes sociais pululam as enquetes, em grande maioria feita por apoiadores da oposição, os resultados divulgados de todas elas apontam que, se as eleições fossem naquele momento, Nildo Galdino seria prefeito.

Quanto ao terceiro X, bem, esse vou deixar amadurecendo para o próximo bastidor da política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.