Rogério Marinho pede ao STF para que Lula seja incluído em inquérito das fake news

O senador Rogério Marinho (PL-RN), O líder da Oposição na Casa, encaminhou nesta sexta-feira (24) pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja incluído no Inquérito 4781, que apura a produção de desinformação contra o Judiciário. O motivo da notícia-crime é a fala do presidente de que a operação para desarticular um plano da facção criminosa PCC para matar autoridades era uma “armação” do senador Sérgio Moro.

Na quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu uma série de diligências com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que “pretendia realizar ataques contra servidores públicos e autoridades, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro em pelo menos cinco unidades da federação”.

No dia seguinte, Lula duvidou dos fatos descobertos e atribuiu o trabalho da Justiça e da Polícia Federal a uma “armação” do senador Sérgio Moro.

“Questionar o trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, sem qualquer embasamento, é atentar contra as instituições republicanas. O direito à liberdade de expressão do Presidente da República não é absoluto”, afirma o pedido encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.

“Tais episódios, relatados e provados, demonstram reprovável conduta adotada pelo Exmo. Senhor Presidente da República, de se utilizar das prerrogativas do cargo para divulgar informações falsas e, assim, desacreditar sérias investigações conduzidas pela Polícia Federal e acompanhadas pelo Poder Judiciário Federal, além de atentar contra o exercício do mandato parlamentar de um Senador da República”, acrescenta.

AGU

O senador Rogério Marinho também encaminhou representação à Advocacia Geral da União (AGU), responsável pela Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, instância destinada ao enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas.

Na peça, apresentou novas manifestações de Lula contra Sérgio Moro proferidas nesta semana.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.