Em entrevista coletiva no final da manhã desta segunda-feira (20), o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que, em 2023, o Rio Grande do Norte receberá R$ 100 milhões em investimentos do governo federal. O montante é do Fundo Nacional de Segurança Pública e será destinado a segurança pública e ao sistema penitenciário, com a aquisição de viaturas, armamentos e reformas de prédios públicos.
“Esse recurso serão repassados ao Rio Grande do Norte para áreas que foram definidas em diálogo com o governo estadual. Menciono, a título exemplificativo, que nós estamos assumindo o custo de três obras muito importantes para o estado: o ITEP, na área de polícia científica, o Regimento de Cavalaria da Polícia Militar e o Complexo da Polícia Civil. Elas serão assumidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e isso vai permitir que a governadora dirija esses recursos para a aquisição de viaturas e armamentos imediatamente”, explicou Dino.
O governo federal fez a mudança de uma portaria para que o dinheiro não chegue apenas em dez dias, mas o mais rápido possível. A medida é valida para todos os estados.
Os novos recursos anunciados se acrescem aos que já haviam sido disponibilizados pelo governo federal para o reforço da segurança pública no RN – uma quantia de mais de R$ 5,3 milhões.
Atualmente, 700 integrantes das forças federais estão em solo potiguar, auxiliando as forças do Estado no combate aos ataques criminosos que vêm acontecendo desde a última terça-feira (14). De acordo com o ministro da Justiça, o apoio do governo federal ao RN “não tem limites”. “Nós acreditamos que temos uma situação progressivamente sob controle do sistema de segurança estadual, e esse apoio federal não tem limites, nem de quantitativos nem limites temporais. Ou seja, mesmo com a amenização e o controle progressivo da crise, nós teremos a permanência desse contingente da força nacional por algumas semanas, enquanto a governadora achar necessário. E, se houver a necessidade objetiva, nós temos a possibilidade de ampliar esse efetivo”, detalhou.
O ministro Flávio Dino desembarcou em Natal na noite deste domingo (19). Ainda durante a noite ele participou de uma reunião com a equipe de segurança do Rio Grande do Norte.
Novo Notícias