Carnaval do RN termina com 14 homicídios, 160 pessoas conduzidas a delegacia e 310 BOs
Um trabalho integrado entre órgãos de segurança pública e instituições parceiras resultou em índices positivos no combate à criminalidade durante a Operação Carnaval 2023.
Durante os cinco dias de feriado e folia, cerca de 3.290 agentes estaduais de segurança pública, além do apoio de estruturas municipais e federais, trabalharam pela garantia da ordem pública e pela tranquilidade da população potiguar e também dos turistas. Ao longo da Operação neste ano foram registrados 14 homicídios, uma diminuição de 30% em relação ao Carnaval de 2022, quando ocorreram 20 mortes.
Polícia Militar
No total, em cinco dias de operação, foram 160 pessoas conduzidas, 14 armas apreendidas, 16 veículos recuperados, 36 conduzidos por embriaguez ao volante, 12 conduções por violência doméstica.
Polícia Civil
A Polícia Civil apresentou os resultados obtidos durante o plantão do Carnaval de 2022. As equipes da instituição, divididas entre Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal e Diretoria de Polícia Civil do Interior lavraram 42 Autos de Prisão em Flagrante Delito, 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência, 16 Boletins de Ocorrência Circunstanciado e registraram 310 Boletins de Ocorrência em Delegacias Fixas e Unidades Móveis.
Corpo de Bombeiros
Neste período, o Corpo de Bombeiros realizou atendimentos a população, entre ações operacionais e educativas. Ao todo foram registradas 249 ocorrências, sendo 172 atendidas pelas centrais e 77 atendimentos nos polos da região metropolitana. Os militares efetuaram sete resgates em praias, e não registraram nenhum óbito em regiões com Guarda-Vidas. Entre os resultados das ações educativas, ao todo foram realizadas 4.969 orientações e 3.516 advertências em áreas de atendimento do Corpo de Bombeiros em todo o Rio Grande do Norte.
ITEP
O ITEP atuou de forma integrada com a Polícia Civil neste ano. As ações de análises químicas e identificação criminal aconteceram em áreas litorâneas de Natal, nas praias de Pirangi, Pipa e em São Miguel do Gostoso. A instituição também dobrou o efetivo de plantão na cidade de Caicó, um dos principais pontos de folia do RN.