Em conjunto com parlamentares federais da Região Nordeste, o Deputado General Girão solicitou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a criação de uma comissão temporária para fiscalização da Transposição do Rio São Francisco.
Além do General Girão, entre os autores do pedido, está a deputada Clarissa Tércio (PP) e os deputados André Fernandes (PL), Sargento Gonçalves (PL), Cabo Gilberto Silva (PL), Rodrigo Valadares (UNIÃO), Capitão Alden (PL), Dr. Jaziel(PL) e Coronel Meira (PL).
O documento apresentado informa que, apesar da inauguração ter ocorrido em 2022, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o beneficiamento de milhares de famílias, há relatos de que alguns trechos da obra foram interditados, impossibilitando a passagem da água. Os parlamentares se baseiam em vídeos compartilhados e denúncias por parte dos sertanejos nas redes sociais.
“Nós presenciamos a conclusão de uma obra que se arrastava há décadas. Foi graças ao trabalho do presidente Bolsonaro e do, então ministro e hoje senador, Rogério Marinho, que os sertanejos receberam a tão sonhada água em suas regiões. No entanto, desde o início de 2023, estamos recebendo queixas do fechamento de algumas comportas. Isso tem prejudicado os plantios dos agricultores e o rebanho dos pecuaristas. Queremos investigar. No caso de identificarmos alguma irregularidade, iremos propor a penalidade cabível aos culpados”, pontuou Girão.
A iniciativa visa fiscalizar inloco a situação das obras da Transposição do Rio São Francisco, concluídas o ano passado.