Projeto com coordenação pela UFRN inicia suas atividades no rastro do cometa C/2022 E3 (ZTF) em São Paulo do Potengi

SPP NEWS: IFRN de São Paulo do Potengi realiza a 3ª edição da Expotec de 21  a 24 de novembro

O projeto “Caravana espacial: o interior encontrando espaço” desembarca no município de São Paulo do Potengi para sua primeira missão, nesta quarta-feira (01). A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento científico de jovens estudantes e público em geral, sobre temas ligados à Exploração Espacial, Astronáutica e Astronomia. O projeto é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Rede Nordeste Aeroespacial (UEMA, UFMA, UFPE e UFRN), com o a Agência Espacial Brasileira (CVT-E) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

Toda população potengiense está convidada a experimentar momentos de observações astronômicas do cometa C/2022 E3 (ZTF), direto do campus do IFRN de São Paulo do Potengi. O evento inicia com uma palestra ministrada por pesquisadores da UFRN sobre cometas às 16:30h no auditório do campus. Por volta das 17:30h começam as observações astronômicas onde os visitantes poderão participar. Equipamentos de ponta estarão disponíveis ao público para observar o cometa que estará em seu ponto de maior proximidade com a Terra. Outra oportunidade somente daqui a cerca de 50 mil anos.

O projeto Caravana Espacial foi aprovado na chamada 36/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para disseminação científica nas áreas de astronáutica e astronomia buscando a sua interiorização e popularização. Serão contemplados 30 municípios do Nordeste entre os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Maranhão que apresentam carência de museus e laboratórios voltados para difundir o conhecimento científico aeroespacial. O Projeto Caravana Espacial pretende suprir esta lacuna, com foco em exposições itinerantes onde a população poderá participar de oficinas, palestras, atividades com planetário, astronomia observacional e muito mais, destinadas à divulgação científica em ciências e tecnologias aeroespaciais.

Com a missão de levar conhecimento científico aeroespacial aos rincões do nordeste brasileiro, despertar novas vocações científicas e combater e a desinformação científica, o Caravana Espacial em breve poderá estar em sua cidade. As atividades do Projeto podem ser acompanhadas pelo instagram @caravanaespacial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.