Foi um verdadeiro sucesso a edição 2023 do The Voice São Paulo, concurso de música que reúne Potengienses no palco da Festa do Padroeiro São Paulo Apóstolo em nossa cidade. Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, realizamos a final do evento. A Praça Irmã Dominicia lotou para prestigiar os novos talentos da cidade.
Esse é um evento que acontece desde 2017 com a realização e idealização da Paróquia de São Paulo Apóstolo.
Em nome da Paróquia desde já agradeço aos jurados que estiveram fazendo a avaliação dos participantes, agradeço ao Maestro Junior, Cláudio e Guilherme Dantas. Parabéns aos ganhadores da edição 2023, na categoria adulto foram:
A Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e integração das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Sel), Saúde (Sesad) e Secretaria de Cultura (Semuc), realizará no próximo sábado (28), no calçadão de Pirangi, a primeira edição do Projeto “60+ Verão”, o qual é parte integrante do Verão Parnamirim 2023.
O projeto tem como foco principal atividades elaboradas em diversas áreas para os idosos do nosso município, entre elas: saúde, cultura, esporte e lazer. No dia 28, serão ofertados os serviços de reflexologia, aferição de pressão, auriculoterapia, liberação miofascial, teste glicêmico, práticas integrativas, caminhada, sorteio de brindes, dança mix, além da apresentação da cantora Nara Costa e muito mais.
A iniciativa é mais uma extensão de iniciativas voltadas para a melhor idade, uma das prioridades do Poder Público Municipal, visando a garantia dos direitos da pessoa idosa, saúde e qualidade de vida para o referido público, além de valorizá-lo, influenciando positivamente na autoestima dos nossos queridos idosos.
Líder do União Brasil no Rio Grande do Norte, o ex-senador José Agripino Maia diz torcer por boas gestões da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), porque, segundo ele, com essa aproximação, o Estado pode ser beneficiado. “Se o sucesso do Brasil e do meu estado passarem pelo sucesso de Fátima Bezerra e de Lula, ótimo. Que tenham sucesso os dois, mas que o sucesso produza sucesso do RN e do Brasil.”
Agripino espera que a proximidade dos petistas a nível local e nacional seja positiva. “Passou o processo eleitoral. Lula ganhou a eleição. Agora é encarar a realidade. Fátima Bezerra ganhou para o governo do estado. Agora está na hora do estado cobrar daquela expectativa que fez milhares de potiguares votarem em Lula e em Fátima. Eu torço pelo meu estado, eu não sou contra quem possa fazer pelo meu estado, mas é preciso que eles façam”, disse o ex-senador em entrevista à CBN Natal.
Incluído como parte da oposição junto ao seu partido – União Brasil -, Agripino tem boas expectativas, mas diz que a gestão não pode ser traçada sem responsabilidade fiscal, e fez críticas falas recentes do presidente. “Lula chegar em uma reunião de sindicalistas e dizer que vai garantir a isenção do imposto de renda a quem ganha até R$ 5 mil. Ótimo, maravilha. Quanto significa isso? É mais da metade da receita do imposto de renda. O Brasil pode aguentar essa perda de receita? Não tem como. Então, como ele vai prometer uma coisa que não pode cumprir? A menos que você queira desbandalhar a economia.”
Para o ex-senador, neste momento, o presidente Lula deve manter uma postura de equilíbrio e não tentar agradar parte do eleitorado. “Se você tirar as fontes de receita para agradar um eleitorado, que já é dele, você vai ter que emitir dinheiro. Se emitir, a inflação volta feito o cão e a taxa de juros vai para o inferno. Então você não consegue mais fazer com que a produção aconteça”. Apesar da preocupação, Agripino acredita que o presidente tem tudo para fazer um bom mandato se cumprir o que disse durante a campanha. “Lula tem que fazer aquilo que ele disse: o homem que vai promover o equilíbrio do Brasil, para que o Brasil volte a crescer; ele tem tudo para isso, desde que haja responsabilidade.”
NATAL
O ex-prefeito de Natal, ainda em entrevista, criticou a sensação de insegurança no Estado e o baixo investimento na infraestrutura turística local. Segundo ele, a comparação com as outras cidades do Nordeste evidencia o atraso. “As pessoas se sentem inseguras. Ou a gente investe pesado em infraestrutura do turismo na cidade do Natal e na segurança ou a gente não decola. As pessoas hoje que vão para João Pessoa, Maceió e Fortaleza e voltam encantadas”, diz.
Para Agripino, faltam também criatividade e coragem do poder público e da iniciativa privada para alavancar Natal. “Qual a ideia nova que surge hoje? Não tem nada. A repetição do óbvio. E hoje, nem o óbvio é feito. Então a gente tem que dar uma sacudida. A iniciativa privada precisa se mexer e sugerir boas ideias e para a gente aproveitar a vocação natural da cidade para o turismo.”
O Conselho de Administração da Petrobras se reunirá na quinta-feira (26/1) e pode aprovar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da empresa. O nome de Prates, indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi avaliado em reunião do Comitê de Pessoas da estatal na semana passada.
O processo de aprovação do novo presidente da companhia está sendo acelerado em relação ao que era esperado inicialmente. Na reunião desta semana, inicialmente o Conselho de Administração deve confirmar o nome de Prates para assumir uma cadeira no colegiado. Em seguida, em tese, ele já pode ser confirmado como o novo presidente da Petrobras.
O senador petista terá de esperar apenas a confirmação de sua indicação ao cargo pela Assembleia Geral Ordinária, já convocada para abril, na qual será efetivado. Nesse caso, não haveria necessidade de convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária.
Prates está no Rio de Janeiro, onde tem participado de uma série de reuniões dentro e fora da Petrobras. Na segunda-feira (23/1), ele recebeu o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.
No início de janeiro, o Conselho de Administração da Petrobras definiu o nome de João Henrique Rittershaussen como presidente da empresa, de forma interina, até que Prates assumisse o cargo.
O Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), regional de Mossoró, denunciou nesta segunda-feira (23) a governadora Fátima Bezerra (PT) pelo atraso no pagamento dos plantões eventuais.
“Governadora Fátima Bezerra tenha mais responsabilidade com a saúde pública do estado do Rio Grande do Norte”, disse o coordenador do Sindsaúde, João Morais.
Circula nos bastidores da notícia que o Potengiense Dário Andrade vem sendo apontado como possível nome para coordenar a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte. Embora com a definição de Delegacia, o órgão é uma espécie de Superintendência no Estado ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDAF.
Dário já foi gestor da pasta na condição de delegado adjunto no período de 2011 a 2014 e como titular em 2015. O nome possui boas referências e teve uma gestão bem avaliada. Conhece bem as ações do Ministério e antes do cargo atuou nas articulações dos Programas Territórios Rurais e Territórios da Cidadania, sendo um dos colaboradores na elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável em 2009. Documento responsável por planejar, articular e priorizar ações e investimentos do ministério na região Potengi.
Com formação Técnica em Cooperativismo, Bacharelado em Direito e especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública, o Potengiense atualmente é Consultor em Articulação Territorial no Projeto Governo Cidadão que é responsável por ações e investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável, melhorias da gestão e dos serviços públicos no Estado. O Projeto é resultado do acordo de empréstimo entre o Banco Mundial e o Governo do RN.
Dentre outras organizações e lideranças, o nome carrega apoios importantes como o da Federação (FETRAF/RN) e Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (CONTRAF BRASIL).