Rogério Marinho pode chegar a 44 votos na disputa pela presidência do Senado, aponta portal

Aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ouvidos pela CNN sob reserva calculam que ele tem, no momento, entre 55 e 60 votos dos senadores pela sua reeleição à presidência da Casa. É preciso ao menos 41 votos favoráveis para ser eleito como presidente do Senado.

A mesma reportagem aponta que o principal adversário de Pacheco, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro (PL) e senador eleito pelo RN, Rogério Marinho (PL), deverá ter ao menos 35 votos de parlamentares que ainda vão tomar posse, e esperam chegar a 44 votos, pelo menos.

Marinho deve fazer uma reunião de balanço da própria campanha com aliados nesta próxima semana. Também devem se reunir com o cacique do PL, Valdemar da Costa Neto.

Aliados de Pacheco acreditam que Marinho ainda pode ser convencido a desistir da disputa até a reta final da eleição, de modo a garantir alguma posição de destaque para o partido na estrutura da Casa nos próximos dois anos. Isso porque o PL, partido de Marinho e do ex-presidente Jair Bolsonaro, corre o risco de ficar isolado e acabar preterido nas escolhas para os cargos na Mesa e nas principais comissões do Senado.

Senadores e auxiliares próximos a Pacheco consideram que o cálculo é difícil de se estimar com exatidão por se tratar de uma votação secreta – apesar de ser uma votação nominal, os posicionamentos de cada senador não serão divulgados.

Os maiores partidos que apoiam a reeleição de Pacheco são PSD, ao qual é filiado, MDB e PT. O União Brasil, do ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (AP), também deve apoiar a candidatura de Pacheco.

Com informações de CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.