Thiago Cartaxo assume vaga do RN na Câmara dos Deputados para ‘mandato tampão’ de um mês

Segundo suplente, Thiago Cartaxo assume vaga deixada por Walter Alves, que assumiu cargo de vice-governador do RN. — Foto: Redes sociais

Foto: Redes sociais.

O Rio Grande do Norte passou a ter um novo deputado federal, para um “mandato tampão” de apenas um mês, na última segunda-feira (4). Thiago Cartaxo (MDB) assumiu a vaga deixada por Walter Alves, do mesmo partido, que renunciou ao mandato legislativo para tomar posse do cargo de vice-governador, para a qual foi eleito em 2022.

A vaga seria de José Agripino (União Brasil), que era o primeiro suplente da coligação. Porém, Agripino abriu mão de assumir o mandato por apenas 30 dias , visto que a nova bancada eleita em 2022 toma posse em 1º de fevereiro.

Ex-vereador por Parnamirim e segundo suplente de Walter, Thiago Cartaxo assumiu o mandato e visitou o plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Nas eleições de 2018, ele recebeu 16.682 votos. Nas redes sociais, o novo deputado disse que o dia foi produtivo e de aprendizado.

Mesmo com mandato relâmpago e em período de recesso no Congresso Nacional, o deputado tem direito a todos os benefícios do cargo, como o salário de R$ 33.700.

Além de Cartaxo, a bancada potiguar teve outra mudança recente, que foi a volta ao mandato do deputado federal Fábio Faria (PP), que reassumiu a vaga após deixar de ser ministro das Comunicações do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 21 de dezembro.

Faria deixa de ser deputado em primeiro de fevereiro. Ele não concorreu nas eleições do ano passado. O pai dele, o ex-governador Robinson Faria, vendeu as eleições e vai ocupar uma das oito vagas de deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

G1 RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.