Foto: Redes sociais.
O Rio Grande do Norte passou a ter um novo deputado federal, para um “mandato tampão” de apenas um mês, na última segunda-feira (4). Thiago Cartaxo (MDB) assumiu a vaga deixada por Walter Alves, do mesmo partido, que renunciou ao mandato legislativo para tomar posse do cargo de vice-governador, para a qual foi eleito em 2022.
A vaga seria de José Agripino (União Brasil), que era o primeiro suplente da coligação. Porém, Agripino abriu mão de assumir o mandato por apenas 30 dias , visto que a nova bancada eleita em 2022 toma posse em 1º de fevereiro.
Ex-vereador por Parnamirim e segundo suplente de Walter, Thiago Cartaxo assumiu o mandato e visitou o plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Nas eleições de 2018, ele recebeu 16.682 votos. Nas redes sociais, o novo deputado disse que o dia foi produtivo e de aprendizado.
Mesmo com mandato relâmpago e em período de recesso no Congresso Nacional, o deputado tem direito a todos os benefícios do cargo, como o salário de R$ 33.700.
Além de Cartaxo, a bancada potiguar teve outra mudança recente, que foi a volta ao mandato do deputado federal Fábio Faria (PP), que reassumiu a vaga após deixar de ser ministro das Comunicações do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 21 de dezembro.
Faria deixa de ser deputado em primeiro de fevereiro. Ele não concorreu nas eleições do ano passado. O pai dele, o ex-governador Robinson Faria, vendeu as eleições e vai ocupar uma das oito vagas de deputado federal pelo Rio Grande do Norte.
G1 RN.