Municípios do RN caem no ranking de produção de camarão, diz IBGE

As cidades do RN que mais produzem camarão perderam posições no ranking nacional entre 2020 e 2021. É o que aponta Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), que foi divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os municípios potiguares que perderam posição foram: Pendências, Canguaretama, Arez, Senador Georgino Avelino, Mossoró e Nísia Floresta – eles foram superados por municípios cearenses.

Os dois estados, juntos, são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de camarão.

Município que liderou o ranking brasileiro em 2018 e 2019, Pendências registrou queda pelo segundo ano seguido e se tornou o terceiro maior produtor nacional de camarão em 2021.

O município acompanhou a tendência do RN, que teve diminuição de 800 toneladas na produção.

A pequisa aponta que, embora a produção potiguar tenha sido cerca de 12 mil toneladas menor que a cearense em 2021, o valor da produção foi de cerca de R$ 600 milhões ao todo e ainda supera a do estado vizinho em cerca de R$ 30 milhões.

Com esses resultados, o Rio Grande do Norte permanece como segundo produtor nacional do crustáceo, com 21 mil toneladas de camarão para consumo e quase 8 bilhões de larvas e pós-larvas para reprodução.

G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.