“Hoje, comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, um dia marcado na história. São 200 anos de lutas e vitórias”, publicou Gustavo no seu Instagram.
O vereador aproveitou para contar um pouco da história desse episódio marcante.
Em 1822: aconteceu o Dia do Fico. Em 9 de janeiro, o então príncipe regente Dom Pedro I anunciou que não voltaria para Lisboa, como as Cortes portuguesas exigiam, e permaneceria no Brasil. O episódio, que foi um marco no processo de independência brasileira, ficou conhecido como o Dia do Fico. No mesmo ano, após desobedecer às ordens da classe política portuguesa, em 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, Dom Pedro I deu o brado da independência, desvinculando o Brasil de Portugal e dando início a nossa soberania.
“Amigos, as Cortes portuguesas querem escravizar-nos e perseguem-nos. De hoje em diante nossas relações estão quebradas. Nenhum laço nos une mais. Laço fora, soldados. Viva a independência, a liberdade e a separação do Brasil! Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte”, esse foi o discurso feito por Dom Pedro I, às margens do Ipiranga.