O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a primeira reunião virtual com o representante do Telegram no Brasil, Alan Campos Elias Thomaz. O encontro foi para que a corte eleitoral apresentasse o Programa de Enfrentamento à Desinformação, no qual se reúne o histórico de notícias falsas sobre o processo eleitoral.
O objetivo principal do encontro é que a plataforma tenha ciência da importância do combate às fake news relacionadas ao sistema eletrônico de votação e a todas as fases do processo eleitoral. O TSE demonstrou como ocorrerá o processo de parceria entre a plataforma e o tribunal.
Questões sobre o combate efetivo a comportamentos inautênticos foram ressaltadas, principalmente aos que envolvem a liberdade de expressão. Foi enfatizada a preocupação sobre a desinformação em relação ao processo eleitoral, especialmente com o objetivo de garantir a integridade democrática no Brasil.
O documento foi enviado por e-mail, em inglês e em português, junto com o Termo de Adesão ao Programa de Enfrentamento à Desinformação. De acordo com o representante, o Telegram está empenhado no combate à desinformação e levará a proposta do TSE aos seus executivos.
Participaram da reunião a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), a secretaria-geral da Presidência, Christine Peter da Silva e juízes da autarquia.
Com informações do Correio Braziliense