O deputado federal General Girão esteve reunido, nesta terça-feira (21), com o ministro do Turismo, Gilson Machado, para tratar sobre pautas relacionadas à pasta. Com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, foram apresentadas demandas que envolvem o turismo em várias regiões do Rio Grande do Norte, em especial, da capital. A reunião foi realizada na sede do Ministério do Turismo, em Brasília/DF.
Tombado como patrimônio histórico e cultural em 1949, o Forte dos Reis Magos foi um dos temas da conversa, assim como o Complexo Museu da Rampa. “O Forte dos Reis Magos precisa ser administrado por um órgão que possa se dedicar integralmente a ele. É inadmissível que passe tanto tempo fechado como já ficou. É preciso que fique aberto e que tenha atrativos para o turista que quer conhecê-lo. O acervo cultural que será exposto no Museu da Rampa é algo que nos causa preocupação. Ele precisa contemplar as ações históricas da Segunda Guerra Mundial, mas o que sabemos por terceiros é que o material a ser exposto naquele sítio histórico nada tem a ver com este período”, pontuou o parlamentar federal, acrescentando que os sítios históricos localizados nos municípios de Macaíba e de Extremoz relacionados ao Brasil Colônia e Brasil Império também merecem atenção.
Em relação ao turismo religioso potiguar, o General Girão solicitou ao ministro Gilson Machado, que sejam verificados os impedimentos para a finalização da obra do teleférico ligado à estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Ainda neste tema, o deputado também abordou a construção do Santuário de Frei Damião, em São Miguel, na região do Alto Oeste do Estado. “Pedimos que o Ministério do Turismo busque conhecer a região para que possamos ter a melhor utilização de mais esse sítio turístico-religioso que o nosso Rio Grande do Norte passará a ter”, pontuou o General Girão.
O parlamentar também aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do semiárido brasileiro para a indústria do turismo no Brasil. “Não é apenas pela real possibilidade de aumento na produção de alimentos, mas também por ser um espaço geográfico próximo dos principais mercados consumidores de turismo do mundo. Então, o semiárido é uma região muito importante, especialmente, no Rio Grande do Norte”, afirma.
Importante personagem ligado ao turismo potiguar e ao maior cajueiro do mundo, o de Pirangi, o Dr. Castanha também foi citado na reunião, pois o General Girão pleiteia, junto ao Ministério do Turismo, que o título de Embaixador do Turismo seja concedido a ele.
Os eventos relativos aos 200 anos da Independência do Brasil também entraram em pauta. “Pedimos ao Ministério do Turismo que nos permitisse fazer parte dessas discussões, pois este será um grande momento para a História do Brasil e para o turismo brasileiro”, concluiu General Girão.